Ontem decorreu a terceira edição da conferência “Mafra Dialogues – Diálogo Inter-religioso e Paz Global”, organizada pela Câmara Municipal de Mafra e pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) na Sala dos Actos Literários do Real Edifício de Mafra, gentilmente cedida pela Escola das Armas. Neste primeiro dia, destacou-se a participação do Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio.
Os participantes nesta conferência, que reúne influentes personalidades e organizações mundiais para debater as ameaças à paz e segurança internacional, foram saudados com um concerto a seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, que antecedeu o início dos trabalhos.
Na sessão de abertura, e para além do Ministro da Defesa do Brasil, intervieram o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, o Presidente do IPDAL, Paulo Neves, e a Representante Especial para a Segurança da NATO, Irene Fellin.
No primeiro painel, dedicado ao tema “Desafios à paz global: Europa e Indo-Pacífico, participaram Susana Malcorra, co-Presidente do International Crisis Group, Duarte Pacheco, Presidente da União Interparlamentar, Jyun-yi Lee, Investigador Associado do INDSR de Taiwan, Emilio Cassinello, Diretor-Geral do Centro Internacional de Toledo para a Paz, Serge Stroobants, Diretor para a Europa do Institute for Economics and Peace, e Hanna Shelest, Diretora do Programa de Estuos de Segurança – Ukranian Prism.
Em seguida, interveio Elizabeth Spehar, Secretária-Geral Assistente para o Apoio ao Peacebuilding das Nações Unidas, culminando este primeiro dia de trabalhos com a participação do Cardeal Dieudonné Nzapalainga, perito do KAICIID e Bispo de Bangui.
A conferência “Mafra Dialogues” continua hoje, dia 28 de abril, podendo os interessados assistir, online, a partir das 10h20, em: https://mafradialogues.pt/
Adicionar comentário