O Allianz Ericeira Pro tem início marcada para a próxima sexta-feira a já foi divulgado o quadro de competição para aquela que é a terceira de cinco etapa da Liga MEO Surf 2025, a 1.ª Divisão do surf nacional.
Os melhores surfistas nacionais vão rumar à primeira Reserva Mundial de Surf da Europa, naquela que vai ser a 16.ª temporada consecutiva em que a Liga MEO Surf passa pelas direitas de Ribeira d’Ilhas, um dos salões nobres do surf nacional.
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam a esta etapa com o estatuto de licra amarela Go Chill, por via de estarem a liderar o ranking nacional, sendo que Tomás está empatado na primeira posição com Luís Perloiro. A eles junta-se também Frederico Morais, ex-competidor da elite mundial, que regressa às ondas da Ericeira para continuar a recuperar o ritmo competitivo após lesão sofrida no inverno passado.
De referir também que o Allianz Ericeira Pro serve de preparação para Frederico Morais, Afonso Antunes e Teresa Bonvalot agora que vai iniciar-se a temporada do circuito mundial de qualificação, o Challenger Series, que começa no início de Junho na Austrália e passa também por Ribeira D’Ilhas em Outubro.
Destaques Quadro Competição Masculino
H8: Tomás Fernandes x Alexandre Almeida x Henrique Pyrrait x trialista
H10: João Roque Pinho x José Maria Ribeiro x Matias Canhoto x Diogo Pereira
H11: Martim Nunes x João Crespo x Eduardo Fernandes x trialista
Destaques Quadro Competição Feminino
H3: Gabriela Dinis x Sofia Matos x Mafalda Lopes
H4: Teresa Bonvalot x Eva Jorge x Mariana Pereira
Em ação vão estar, igualmente, alguns dos representantes da nova geração do surf nacional que têm dado nas vistas neste arranque de temporada da Liga MEO Surf. Nomes como Maria Salgado, Jaime Veselko ou João Maria Mendonça foram presença assídua nas rondas finais das primeiras etapas da temporada e prometem intrometer-se nas contas do ranking que define os campeões nacionais de surf.
João Mendonça, número 3 do ranking masculino da Liga MEO Surf 2025
“Vou tentar abordar a etapa da Ericeira da mesma forma que as duas etapas anteriores, tentando estar focado ao máximo para fazer o meu surf. Ribeira d’Ilhas é um lugar de boas recordações, onde consegui o meu primeiro 3.º lugar na Liga MEO Surf. Já fui feliz em Ribeira d’Ilhas e já tive vários campeonatos com ondas boas. É uma onda um pouco diferente das outras, pois é preciso saber surfá-la. Por isso, estou muito motivado para esta etapa.”
Maria Salgado, número 3 do ranking feminino da Liga MEO Surf 2025
“Depois da etapa no Porto e Matosinhos, onde cheguei à final, vou abordar a etapa na Ericeira muito entusiasmada. Gosto imenso de surfar lá e Ribeira d’Ilhas é um local de onde tenho boas recordações, pois normalmente estão ondas boas e também já obtive bons resultados. Quero dar o meu máximo e divertir-me como sempre.”
Jaime Veselko, número 9 do ranking masculino da Liga MEO Surf 2025
“Consegui um bom resultado na última etapa, no Porto e Matosinhos. Por isso, agora quero outro bom resultado na Ericeira. Esse é o meu objetivo. Vai ser uma etapa bastante difícil, como todas as outras, mas a onda de Ribeira d’Ilhas é uma onda boa e previsível, o que faz com que vá ser ainda mais difícil fazer um bom resultado. Contudo, o foco é o mesmo: fazer o meu melhor surf, aproveitar as ondas que podem estar muito divertidas e, no fim, fazer o melhor resultado possível.”
O Grupo Jerónimo Martins é, pelo sétimo ano consecutivo, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf. Através das ações de sensibilização e limpeza de praias, esta parceria, tem permitido, ao longo dos anos, contribuir para a preservação da biodiversidade e regeneração dos ecossistemas. O Grupo Jerónimo Martins tem várias publicações dedicadas à sustentabilidade. Destaque para o Be The Story, um projeto que tem por objetivo contar histórias que marcam, inspiram e fazem refletir sobre temas como o uso responsável de plástico, a redução do desperdício alimentar e a promoção de hábitos saudáveis.
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Ericeira Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session e o Ericeira Best Surfer, que distingue os melhores surfistas locais.
O Allianz Ericeira Pro dá, igualmente, continuidade à corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, competição internacional de alto prestígio que se realiza em França e que este ano contará com a presença do melhor e da melhor rankeada da Liga MEO Surf a convite da Quiksilver.
Durante o dia de sábado, haverá também festa para todos os gostos com a agenda “Quiksilver Everywhere” que começará com uma sunset party na Praia de Ribeira D’Ilhas a partir das 16h00, seguindo depois para a loja Quiksilver Boardriders a partir das 18h30, e prolongando-se noite dentro na discoteca Ouriço a partir das 24h00.
Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas
Prémio vencedor etapa: fato de surf da Quiksilver, modelo Highline
Prazo constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
Todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Fonte: ANS Comunicação
Crédito Fotografias: Jorge Matreno/ANSurfistas

Adicionar comentário