No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, a Câmara Municipal de Mafra edita a obra “D. Maria Bárbara de Bragança no Palácio de Mafra”, da autoria de Sérgio Gorjão.
A iniciativa contará com a participação da Associação dos Amigos do Palácio de Mafra, da Associação Portuguesa de Museologia, que atribuiu ao Palácio, em 2021, um prémio na categoria de incorporação (de bens museológicos), e com a presença do Professor Doutor Vítor Serrão, catedrático e diretor do Departamento de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que prefaciou a obra.
O retrato de D. Maria Bárbara de Bragança, segundo Jacopo Amigoni, pintor italiano na corte espanhola, foi adquirido através de angariação de fundos pela Associação do Grupo de Amigos do Palácio e oferecido ao Palácio em dezembro de 2020.
Esta obra ilustra a vida de D. Maria Bárbara, primogénita de D. João V e D. Maria Ana de Áustria, cujo nascimento, em 1711, está na génese da construção de um convento franciscano em Mafra, e faz a análise e comparação desta pintura, no contexto da fortuna iconográfica da rainha de Espanha.
A apresentação da obra decorrerá na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, às 18h00, seguida de apontamento musical pela cravista Jenny Silvestre.
Adicionar comentário