Joaquim Chaves sagrou-se campeão nacional de surf pela primeira vez, ao garantir um lugar nas meias-finais do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf.
O surfista e munícipe de 20 anos conquistou o título ao qualificar-se para as meias-finais do evento que se realiza na praia do Lagido, em Peniche, superando o seu adversário na disputa do troféu máximo do surf português, Guilherme Ribeiro, campeão nacional em 2022.
Apesar de ter falhado a etapa inaugural do campeonato, na Figueira da Foz, o atleta do Ericeira Surf Clube soma duas vitórias: Ericeira e Ribeira Grande (Açores), assim como um 2.º lugar no Porto.
O derradeiro dia da competição realizada no Lagido, Peniche, contou com boas ondas de 1,5m nos sets, várias notas excelentes, a coroação do Joaquim e muita emoção até ao fim.
Para além do 3º lugar obtido pelo Joaquim, entre os restantes atletas do Ericeira Surf Clube, destacam-se as prestações do Afonso Antunes e Constância Simões em 5º, Concha Balsemão em 7º e o Tomás Fernandes e José Maria Ribeiro em 9º.
No final, debaixo de uma enorme emoção pela conquista do seu primeiro título nacional Open, o Joaquim confessava “Entrei para o heat um bocadinho nervoso, não posso mentir, mas consegui gerir bem as emoções. Fiz as minhas ondas sem tremer num heat que acabou por não ter scores muito altos. Mas acho que geri bem a prioridade e a escolha de ondas e isso é o que interessa. Estou super contente. Acho que a consistência este ano na Liga MEO Surf tem a ver com o meu nível de surf. Evoluí como nunca tinha evoluído antes. No ano passado fiz imensas viagens o que me permitiu treinar imenso e isso capacitou-me de chegar às etapas muito mais confiante. Já compito na Liga MEO Surf há muitos anos e a experiência que adquiri deixa-me cada vez mais confortável. Agora vou focar-me na pré-época, continuar a ir ao ginásio, nunca perder o seu ritmo das rotinas e focar-me no circuito de qualificação para estar no circuito Challenger em 2024.”
Fonte: Ericeira Surf Clube
Adicionar comentário