Arte & Cultura Geral

Invadir a história no Sobral de Monte Agraço

Sobral de Monte Agraço tem uma já longa história com cerca de 900 anos de existência. O documento mais antigo que se conhece data de outubro de 1186, a Carta de Doação pela qual o Rei D. Sancho I outorgou o reguengo de “Soveral” ao Bispo de Évora.

No início do Século XIX, Sobral de Monte Agraço foi sede de um período marcante para a história de Portugal ao integrar a primeira linha de defesa de Lisboa.

Foi o período das Invasões Francesas, em Portugal é idealizado um sistema defensivo a norte de Lisboa – as Linhas de Torres Vedras que tem como objetivo a defesa da capital. Mais tarde este sistema mereceu o reconhecimento internacional, tendo sido considerado como o maior sistema de defesa militar de campanha do mundo.

Entre 1809 e 1810, os acontecimentos vividos na região de Sobral marcaram profundamente a vida da região e também foram determinantes para a história do país e da Europa.

Foi este o cenário que podemos assistir nas ruas da vila com diversas reconstituições históricas ao longo do dia de domingo passado. Além das representações, podemos igualmente assistir a explicações de como funcionava um canhão ou como era constituída a mochila de um soldado.

Tudo isto montado num “palco” onde se reproduzia toda a vivência da época, com feirantes, soldados, artífices do chumbo, damas e demais personagens.

Deixamos na nossa galeria de fotos alguns dos momentos recolhidos.

Fotografias e texto de Carlos Sousa/KPhoto