A alfarroba, de nome científico Ceratonia siliqua L, é uma espécie de vagem típica da alfarrobeira, uma planta arbusto nativa da região do Mediterrâneo. A planta tem tons castanhos escuros e um sabor adocicado que é muitas vezes utilizado como alternativa para o cacau. Além dos vários benefícios que esta trás para a saúde, também tem várias curiosidades interessantes que muitos desconhecem. Fique a saber de tudo!
A origem dos quilates
As alfarrobas são vagens alongadas que contém entre 10 a 16 sementes no seu interior. As sementas são todas uniformes, com as mesmas dimensões e com o mesmo peso (perto de 200mg), o que despertou a atenção dos romanos e fez com que eles as utilizassem como unidade de medida para as pedras preciosas. Segundo histórias, um rei decidiu cunhar uma moeda de ouro puro com o mesmo peso de 24 sementes de alfarroba e desde então considera-se este o peso do ouro puro, dando o nome de quilate a uma massa com o mesmo peso das sementes de alfarroba.
Portugal é o 3º maior produtor do mundo
A alfarroba é produzida em diversos países, porém os maiores produtores estão situados perto do mar mediterrânico. A Itália é o maior produtor de alfarroba, seguida da Espanha. Portugal, apesar de não ser banhado pelo mar mediterrânico, é o terceiro maior produtor de alfarroba do mundo.
Usada no Antigo Egipto
Pensa-se que as suas sementes foram usadas, no Antigo Egipto, para a preparação de múmias, foram, aliás, encontrados vestígios de suas vagens em túmulos.
As várias utilizações das sementes
A semente também é usada para extração de uma goma com variadíssimas aplicações industriais, nomeadamente no setor alimentar como espessante, estabilizante e emulsionante ou na indústria têxtil como agente gelificante para impressão; no fabrico de papel, colas e tintas e na indústria farmacêutica para fabrico de cápsulas, cremes dentais e cosméticos, entre outros.
A produção de alfarroba
Estudos indicam que a agricultura chegou ao sul da europa através do mar mediterrâneo por pequenas migrações de povos, há cerca de 7500 anos. Entre as sementes trazidas do médio oriente e do norte de África, vieram as sementes da alfarroba que se desenvolveram ao longo de toda a bacia mediterrânica.
Adicionar comentário