Arte & Cultura Geral

III Mafra Dance Festival

No passado fim-de-semana, com início ainda na 6ª feira, teve lugar entre Mafra e Ericeira mais uma edição deste festival, que pela mão de Alexandra Battaglia vai ganhando visibilidade e conquistando um lugar na agenda cultural do concelho de Mafra.

Nada melhor para definir este festival do que as palavras da organização do festival:
Mafra Dance Festival é um festival de dança organizado pela Amalgama Companhia de Dança com o apoio da Câmara Municipal de Mafra que promove a Dança e talentos, numa variedade de posicionamentos na Dança Performativa. É um espaço democrático, ativador e motivador, de cultura e cidadania, dirigido a todos os amantes da DANÇA, artistas em formação e profissionais de todas as idades. O desejo do Mafra Dance Festival é oferecer um espaço de Mostra, visibilidade, Diálogo e Desenvolvimento, tanto a participantes como a públicos, enriquecendo conhecimentos, novas possibilidades, diferentes visões sobre a Dança Performativa, numa consciência holística sobre o papel da dança da formação do Ser e sociedades do Sec XXI. A Amalgama encontra-se há mais de 20 anos a desenvolver a Dança no município. Agradecemos que nos ajudem a fazer com que a cultura no concelho ser uma realidade para Todos, e a divulgar toda a programação. Estamos juntos e a fazer Cultura!”

Tivemos oportunidade de estar presentes no encerramento deste festival, no espetáculo internacional onde assistimos a uma mostra coreográfica e performativa com representantes de vários países como o Japão, Suécia, Áustria e Noruega para além dos representantes Lusos.

Espetáculo composto por 8 actos, encadeados de forma harmoniosa sem qualquer quebra de ritmo ou com tempos mortos:
1- ABRIL, A LUTA NO FEMININO (Portugal)com Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena
2- LET THE BODY TALK (Suécia) com Christina Ebner
3- NAPOLI (Portugal) com Beatriz Carvalho, Clara Ribeiro, Mariana Bernardino e Lara Diogo
4 – SOLOS (Portugal) Estufa, Escola de dança movimento com Rosa Antunes, Júlia Santos, Ania Oliveira e Tomé Ferreira
5 – CRIAR, AMAR E VOAR (Portugal) Amalgama Academia com Andreia Correia, Fernando Queiroz, Tiago Andrade, Christina Ebner, Soete Declerca
6 – BAT TECHNO (Suécia) com Sakari Romero Tuurala
7 – E= mc2 (Japão, Noruega) com Kana Ote e Natalia Vik
8 – UKIYO? (Portugal) com Marianna Diroma e Soete Declercq

Mais uma excelente edição deste festival que vai construindo o seu espaço em crescendo e sempre com uma personalidade muito própria.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto