Por volta das 21h06 de hoje, 27 de Abril, poderá observar a primeira Superlua rosa do ano.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o fenómeno ocorre quando o nosso satélite natural se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.
Depois de ter entrado na fase de Lua Cheia pelas 04h32 (hora de Lisboa), a Lua atingirá o perigeu por volta das 16h22, encontrando-se a 357.377, 973 quilómetros da Terra. Já pelas 21h06 será possível ver o satélite natural com uma dimensão aparentemente maior do que o habitual.
O perigeu é o nome dado ao ponto mais próximo de um corpo celeste quando orbita em torno de outro – e é esta proximidade que está na origem da sensação de aumento de dimensão da Lua perante os olhos de quem se encontra na Terra.
Esta Superlua estará localizada na constelação de Balança e, acima dela, poderá ver-se o triângulo da Primavera formado pelas estrelas Arcturo, Espiga e Régulo.
A Superlua de 27 de Abril não será a mais próxima da Terra durante 2021. A Superlua que deverá ocorrer a 26 de Maio vai ter um perigeu 157 quilómetros mais reduzido que o de 27 de Abril. O perigeu da órbita da Lua em torno da Terra ronda os 392.500 quilómetros.
O Observatório Astronómico de Lisboa indica que no dia 28 a Lua nascerá às 22h25 e vai continuar a parecer maior do que o habitual.
Se as condições meteorológicas não permitirem que observe o fenómeno, poderá assistir através da internet com a ajuda do telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália, que o transmitirá através do seu canal de YouTube.
Veja algumas das fotos tiradas em vários pontos do mundo, durante esta madrugada:
Londres, Inglaterra Nova Iorque, EUA
Adicionar comentário