Geral Saúde

Gota: Saiba mais sobre esta doença

Já ouviu falar de gota? Saiba o que é, os sintomas e o tratamento para esta doença.

O que é?

A Gota é uma doença inflamatória que afeta principalmente as articulações (artrite) e que ocorre quando existem níveis elevados de ácido úrico no organismo. Quando o ácido úrico em excesso se acumula, formam-se cristais nas articulações, causando inflamação e dor intensa. O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas, substâncias encontradas em alimentos como mariscos, carnes vermelhas, vísceras (por exemplo fígados), bebidas alcoólicas, entre outros.

A que sintomas devo estar atento?

Durante as crises, as articulações afetadas ficam subitamente inflamadas – inchadas, quentes, avermelhadas e muito dolorosas. As primeiras crises da doença geralmente duram alguns dias e afetam apenas uma articulação, tipicamente no dedo grande do pé. As seguintes podem afetar várias articulações ao mesmo tempo e durar até 3 semanas, se não forem tratadas. Outras articulações tipicamente afetadas são os tornozelos, joelhos, mãos e pulsos. Quando a Gota não é tratada, as articulações podem ficar deformadas, perder a mobilidade e desenvolver tofos gotosos.

Os cristais de ácido úrico também podem depositar-se noutros locais: sob a pele, nos rins (formando cálculos – “pedras”) e noutros órgãos, podendo levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial.

Como é feito o diagnóstico? Há tratamento?

Habitualmente, o diagnóstico é clínico, através de avaliação médica das queixas e articulações. Em caso de dúvida, podem ser pedidos exames complementares, como análises ao sangue, radiografias ou ecografias. A gota só pode ser confirmada através da identificação dos cristais de ácido úrico no líquido sinovial (líquido presente nas articulações), mas habitualmente não é necessário realizar este exame.

Existe tratamento para as crises agudas, como anti-inflamatórios, colchicina e outros. Existe também tratamento de prevenção, com o objetivo de evitar agudizações da gota e de prevenir complicações a longo prazo,  mas que não deve ser iniciado durante as crises. 

Como prevenir?

Algumas medidas podem ajudar na prevenção da gota e reduzir a frequência e intensidade das crises: limite o consumo de bebidas alcoólicas; evite alimentos ricos em purinas como marisco, vísceras (fígado, rins, miolos), carnes vermelhas (vaca, porco e cordeiro) ou de caça (coelho, pombo…), peixes azuis (anchovas, sardinhas, arenques), enchidos; beba cerca de 2L de água por dia para facilitar a excreção do ácido úrico nos rins e evitar a formação de cálculos renais; faça exercício físico regularmente e evite o excesso de peso; evite o jejum prolongado; diminua o consumo de gorduras, alimentos processados e refrigerantes; evite consumo excessivo de alimentos ricos em frutose.

Alguns medicamentos podem aumentar os níveis de ácido úrico, por isso consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de medicação.

Fonte: Drª Olga Carneiro – Interna de Medicina Geral e Familiar na USF Andreas Mafra

Tags