No passado domingo, dia 26 de Novembro, um golfinho morto deu à costa na Praia Sul (Ericeira). Animal pode ter sido vítima de captura acidental.
As imagens, enviadas à redação da Surftotal por Rui Jorge Oliveira, mostram um animal de cerca de 1.50 metros, que chamou a atenção por ter a barbatana e a cauda cortadas.
Ainda que não haja mais informações concretas sobre este caso específico, sabe-se que, todos os anos, dezenas de golfinhos com barbatanas cortadas dão à costa. Estas situação devem-se habitualmente à captura acidental, ou bycatch, que significa que os golfinhos ficam presos às redes de pesca. Nestes casos, muitas vezes os pescadores cortam as barbatanas dos golfinhos para que estes se desprendam das redes, e eles acabam por morrer e dar à costa.
Segundo Ana Marçalo, coordenadora da Rede de Arrojamentos do Algarve, a captura acidental é o que leva ao arrojamento de cerca de metade dos animais na costa portuguesa. É um problema grave em Portugal, que este ano atingiu um número recorde de botos mortos, sendo que esta espécie de golfinho está classificada como criticamente em perigo.
Fonte: SurfTotal
Adicionar comentário