O futebol de praia é uma modalidade institucionalizada desde 1992, mas na vertente lazer já é reconhecido há muitas décadas.
Uma partida de futebol de praia é jogada entre duas equipas de 4 jogadores e um guarda-redes e são permitidos 5 jogadores suplentes.
Como no futsal, podem ser feitas um número ilimitado de substituições, inclusive os guarda-redes, que podem ser feitas em qualquer momento do jogo.
Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado.
Em Portugal, ao nível de competição oficial, existe o Nacional de Futebol de Praia que é um torneio de âmbito nacional disputado em Portugal nos meses de Julho e Agosto com organização da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta competição existe desde 2015 e o vencedor é o Campeão do Nacional de Futebol de Praia. O torneio conta com duas fases distintas, com apenas alguns dias de intervalo de cada fase, utilizando o sistema de fase de Grupos (zona Norte/zona Cento/zona Sul) e uma “Final Four”.
O vencedor e finalistas ascendem a Divisão Elite.
Com a criação do Departamento de Desportos de Praia GDUE, o Ericeirense efetuou a inscrição da 1ª Equipa Masculina Sénior Federada para a temporada 2022/2023 nas competições da AFL E FPF em Futebol de Praia.
No passado sábado aconteceu o primeiro treino de captação na praia da Foz do Lizandro. Através das redes sociais do clube foi lançado o desafio e foram muitos os que responderam ao mesmo.
Se quiseres tentar ser um dos eleitos para primeira Equipa de “Guerreiros do Mar” em Futebol de Praia entra em contacto com o clube ou fica atento, por exemplo, ao Facebook do clube.
Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário