Se avistar uma alforreca na água, afaste-se. A má fama das alforrecas ou águas-vivas é merecida. Os seus tentáculos (nematocistes) prendem-se à pele e libertam diversas substâncias tóxicas.
As águas-vivas, também conhecidas como medusas ou alforrecas, são animais gelatinosos que vivem no mar, na coluna de água ou à superfície, e podem ter diferentes tamanhos, formas e cores.
Os tentáculos destes animais libertam um líquido, potencialmente urticante e perigoso que serve para paralisar pequenos animais, dos quais se alimentam, ou como mecanismo de defesa. Por isso, o contacto com uma alforreca pode produzir irritação na pele, queimaduras ou outras reações graves e prejudiciais.
A picada de alforreca pode ser desagradável, uma vez que pode provocar os seguintes sintomas:
- Sensação de enrolamento/estrangulamento (provocado pelos tentáculos);
- Sensação de queimadura;
- Edema (inchaço) local;
- Prurido (comichão);
- Queimaduras da pele, acompanhadas por regiões ruborizadas, quentes, dolorosas;
- Dependendo da sensibilidade de cada pessoa à toxina libertada, os sintomas podem variar de intensidade, e pessoas mais sensíveis, podem padecer de reações alérgicas, tais como: falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.
O que fazer?
Retire os tentáculos que estiverem agarrados à pele com a ajuda de um pau/espátula, ou com a colocação de 2 pares de luvas, de forma a evitar ser picado novamente;
Lave a zona afetada com água salgada. Atenção que a água doce, de garrafa ou da torneira, destrói as cápsulas que contêm o tóxico, libertando mais líquido e agravando a dor;
Aplique vinagre com uma toalha humedecida em zonas mais sensíveis picadas pela alforreca, como a face.
Coloque uma pomada anti-inflamatória ou adequada a queimaduras, bem como a aplicação de gelo local (devidamente envolvido num pano) 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia, de forma a ajudar a diminuir a dor e o edema
Tome um analgésico (como por exemplo, paracetamol, ibuprofeno) para diminuir a dor;
Não esfregue ou coce a zona atingida para não espalhar o veneno e automaticamente piorar a irritação;
Não coloque ligaduras;
Deverá consultar um médico com urgência se sentir:
- Erupção cutânea generalizada em todo o corpo;
- Falta de ar ou dificuldade respiratória;
- Inchaço nos lábios, língua, olhos e região do pescoço;
- Tonturas ou desmaio;
- Diarreia ou vómitos intensos.
Mito
Vinagre, bicarbonato de sódio ou água salgada, são várias as mezinhas indicadas para amenizar o efeito das picadas de alforreca. Embora estas três substâncias possam ter um efeito calmante, a sugestão popular de deitar urina na picada é desaconselhada. Pode aumentar a reação à picada.
Sabia que?
As medusas da costa portuguesa são relativamente inofensivas. O mesmo não acontece com a chironex fleckeri, também conhecida por vespa do mar, uma espécie letal que vive nas águas da Austrália e em regiões do Indo-Pacífico. O veneno é capaz de matar uma pessoa em cinco minutos.
Adicionar comentário