Decorreu este fim de semana de 23 e 24 de Julho, na praia da Empa, a 1ª Etapa do BILLABONG ERICEIRA 2022, by NATIVE AÇAÍ, destinada às categorias Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 Feminino e Sub 18.
Com excelentes condições para os mais novos, no primeiro dia de prova, onde o Backdoor e a Pedra Branca foram os spots preferidos pela larga maioria dos Atletas, decorreram todos os rounds das categorias masculinas, num total de 27 heats. Em grande destaque no arranque de um dos circuitos mais procurados do país, estiveram o Afonso Pinto (com o melhor score combinado de toda a prova), Tiago Faria, Martinho Barros, Tiago Guerra, Francisco Anglani, Gustavo Viana, Francisco Queimado ou o Rodrigo Rocha que desfrutaram ao máximo das condições de uma das mais procuradas praias da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
No segundo dia, as condições alteraram-se com a diminuição do tamanho da ondulação, que provocou uma paragem de cerca de 2 horas durante a maré cheia e o aumento do vento norte que se fez sentir ao longo de todo o dia. Neste segundo dia de competição, com a ondulação de norte, o Reef foi o spot mais procurado por todos.
Nos Sub 12, a surpresa veio de um jovem surfista (desconhecido para a maioria) chamado Francisco Anglani que na sua estreia neste Circuito apresentou um surf de alta qualidade e performance que deixou todos os outros participantes e o muito publico presentes maravilhados com a sua prestação. Venceu esta categoria, seguido do Campeão Regional de Surf do Centro, Martinho Barros que esteve também muito bem ao longo da prova e dos manos Tiago e Nando Hanssen que muito se aplicaram para inverter as suas situações.
Nos Sub 14, um dos “clássicos” do nosso Circuito, o Tiago Guerra esteve também ao seu nível, superando todos os seus oponentes com toda a sua qualidade e mestria. No 2º lugar quedou-se o Salvador dias, logo de seguida pelo Ben d’Orey e Gustavo Viana, 3º e 4º, respectivamente.
Nos Sub 16, com exibições de altíssima qualidade ao longo de toda a prova, tudo indicava que seria o Afonso Pinto a vencer esta categoria. No entanto, nas suas duas últimas ondas, o Tiago Guerra consegue dar a volta e alcança a vitória nesta categoria, deixando o Afonso em 2º. Em 3º e 4º lugar ficaram o Miguel Lages e o Manuel Pirujinho.
Nos Sub 18 Feminino, com a final a decorrer na Pedra Branca, fruto da qualidade adquirida ao longo dos últimos anos, coube à mais velha das irmãs Pinto, a goofie Matilde, levar de vencida a categoria, assim como as suas irmãs mais novas Maria (3º) e Mafalda (4º). Em 2º lugar ficou a Wildcard do Ericeira Surf Clube na Liga MEO Surf 2022, Eva Luna.
Nos Sub 18, quando ainda se posicionavam no Reef, já o Tiago Faria arrancava em duas ondas seguidas e praticamente sentenciava a final. Embora os atletas do Ericeira Surf Clube Afonso Pinto, Francisco Queimado e Rodrigo Rocha se tivessem aplicado ao máximo e procurassem ondas com afinco, de forma a inverterem a situação, a vitória na etapa não fugiu ao Tiago “Tigre” Faria, deixando o Afonso Pinto em 2º, o Francisco Queimado em 3º e o Rodrigo Rocha em 4º.
No final, com a presença da larga maioria dos atletas e familiares decorreu, com algum vento a perturbar, a tradicional entrega de prémios, onde foram distribuídos prémios da Billabong, Native Açaí, Semente, Boardculture Store e bilhetes para algumas sessões do Portugal Surf Film Festival, gentilmente cedidos pela organização.
A próxima etapa está prevista para decorrer no final de Agosto.
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
SUB 12
1º Francisco Anglani
2º Martinho Barros
3º Tiago Hanssen
4º Nando Hanssen
SUB 14
1º Tiago Guerra
2º Salvador Dias
3º Ben D’Orey
4º Gustavo Viana
SUB 16
1º Tiago Guerra
2º Afonso Pinto
3º Miguel Lages
4º Manuel Pirijinho
SUB 18 Feminino
1º Matilde Pinto
2º Eva Luna
3º Maria Pinto
4º Mafalda Pinto
SUB 18
1º Tiago Faria
2º Afonso Pinto
3º Francisco Queimado
4º Rodrigo Rocha
Fotos: Pedro Broeiro | ESC
Fonte: Ericeira Surf Clube (Press Release)
Adicionar comentário