Hoje o mundo vai mudar, Trump ganhou as eleições americanas, o que significa que vai ser mais isolacionista, e protecionista das suas empresas, e da sua economia, ou seja, em termos práticos é uma machadada na globalização.
Os interesses americanos vão continuar a ser defendidos no exterior, no entanto, vai tentar que os seus dois competidores ou rivais, em termos económicos, a China e a UE, não tenham sucesso, ou seja, tudo vai fazer para bloquear ou mesmo diminuir, o seu poder económico, e a sua influência no Mundo.
Com o que afirmei, e em relação à UE, temo que tente impedir o mais possível a sua maior integração, apoiando os governos do Visegrado, de que a Hungria tem sido o Paladino.
Com este apoio político claro a estes Estados-membros, tudo vai fazer para que a UE não consiga alcançar as metas definidas no Relatório Draghi, nomeadamente que a UE compita com os EUA e se autonomize em relação à NATO, um dos interesses perenes dos EUA.
As duas guerras em curso vão ter destinos diferentes, a da Ucrânia provavelmente vai ficar um conflito congelado, e a no Médio-Oriente vai escalar contra o Irão.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário