Geral Política

Eurodeputado Hélder Sousa Silva, na Polónia e República Checa, para avaliar os progressos da indústria de defesa europeia

O eurodeputado Hélder Sousa Silva está em visita à Polónia e à República Checa para avaliar no terreno os progressos da indústria de defesa europeia, percebendo de que forma a Europa está a responder ao aumento da procura e a reforçar a sua preparação global em matéria de defesa. A missão da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu integra reuniões com funcionários e membros da Defesa destes países, assim como visitas a instalações militares e industriais.

Na Polónia, os eurodeputados avaliaram no terreno como a indústria de defesa do país está a adaptar-se à guerra da Rússia contra a Ucrânia e às novas realidades geopolíticas. Durante dois dias, visitaram instalações de defesa polacas, para observar em primeira mão como a indústria da UE está a lidar com a crescente procura, num contexto de esforços crescentes para reforçar a prontidão da defesa da Europa. A delegação também examinou em que medida a indústria europeia de defesa está a cooperar com a sua equivalente ucraniana, cujas tecnologias e capacidades estão a ser testadas e melhoradas em tempo real no campo de batalha.

Em Varsóvia, os deputados europeus reuniram-se com altos funcionários do Ministério da Defesa Nacional polaco e membros da Comissão de Defesa Nacional do Parlamento polaco, e visitaram instalações militares e industriais em Varsóvia-Wesoa, Skarżysko- Kamienna e Radom.

No último dia, os deputados europeus deslocar-se-ão para a República Checa, para se reunirem com representantes da indústria de defesa e discutirem os esforços para reforçar as capacidades de defesa da UE. Visitarão instalações de defesa, de forma a avaliarem em primeira mão de como a indústria europeia de defesa está a responder ao aumento da procura e a reforçar a preparação global da Europa em matéria de defesa.

Na visita aos dois países, a delegação da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu, da qual Hélder Sousa Silva faz parte, avaliou também a resposta do setor às novas iniciativas da UE destinadas a reforçar a base tecnológica e industrial europeia de defesa (EDTIB), incluindo o instrumento “Ação de Segurança para a Europa” (SAFE) e o programa europeu da indústria de defesa ( EDIP).

No final da missão, Hélder Sousa Silva mostrou-se confiante, afirmando que “quer da parte dos Governos, quer da Indústria, quer da opinião pública destes países, existe a forte noção que temos de investir mais e melhor na nossa segurança e defesa”. Nas palavras do eurodeputado, “ainda existe um longo caminho a percorrer quando se fala de Mercado Único de Defesa, de trabalho em rede e de cooperação europeia, mas estamos no caminho certo”, concluiu.