O Parlamento voltou a autorizar a renovação do estado de emergência até 30 de Abril de 2021, para permitir medidas de contenção da Covid-19. Esta quinta-feira, dia 15 de Abril, o Conselho de Ministros irá reunir e aprovar as novas medidas para a terceira fase do plano de desconfinamento.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação.
“Hoje quero sobretudo pedir-vos ainda mais um esforço, para tornar impossível o termos de voltar atrás, para que o estado de emergência caminhe para o fim, para que o desconfinamento possa prosseguir sempre com a segurança de que o calendário das restrições e os confinamentos locais, se necessários, garantem um verão e um outono diferentes”, desabafou o Presidente da Republica.
Governo aprova medidas para terceira fase do desconfinamento
O Governo deverá aprovar esta quinta-feira, novas medidas para a terceira das quatro fases do plano de desconfinamento, que inicialmente, previa o regresso às aulas presenciais no ensino secundário e ensino superior, a reabertura de restaurantes, lojas, lojas do cidadão, cinemas, auditórios, teatros, salas de espetáculo e centros comerciais.
Eduardo Cabrita, já afirmou que o executivo irá adotar as medidas restritivas onde for necessário, deixando antever que poderá haver um tratamento diferenciado para os concelhos com um maior índice de transmissibilidade nas medidas a adotar no Conselho de Ministros.
“Com base em toda a informação científica disponível até ao último momento, o Governo não deixará de adotar um justo equilíbrio entre a vontade e necessidade de desconfinamento e a absoluta determinação de medidas restritivas ou de eventual pausa e suspensão no processo de reabertura onde tal seja necessário”, afirmou, Eduardo Cabrita.
Adicionar comentário