Saiba o que aconteceu de importante no mundo no dia 1 de Fevereiro ao longo dos anos.
1507
Isabel I, de Inglaterra, assina a ordem de execução de Maria Stuart, da Escócia.
1727
A Inglaterra e a Espanha entram em guerra, após o cerco de Gibraltar, pelos espanhóis.
1808
As forças de Napoleão, comandadas por Junot, retiram a coroa portuguesa à Casa de Bragança. O país passa para administração francesa. O Conselho de Regência é dissolvido.
1850
A proposta de Lei da Liberdade de Imprensa, conhecida por “Lei da Rolha”, é apresentada na Câmara dos Pares do Reino. Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Lopes de Mendonça contestam o diploma.
1885
Assinatura do Tratado de Simulambuco entre a coroa portuguesa e representantes dos povos cabindas, que serve a estes para se acolherem sob a proteção de Portugal e a Lisboa para defender na Conferência de Berlim, a decorrer, os seus direitos sobre Cabinda, território que reclamado pela França, Reino Unido e Bélgica.
1890
É constituída a Liga Patriótica do Norte, do escritor Antero de Quental, “por amor à Liberdade”.
É tocada, pela primeira vez, num sarau em Lisboa, “A Portuguesa”, de Alfredo Keil e Lopes de Mendonça.
1896
Estreia-se a ópera “La Boheme”, de Puccini, em Turim.
1900
O cientista norte-americano de origem austríaca Karl Landsteiner identifica os grupos sanguíneos, facto que lhe atribuirá o Nobel da Medicina, em 1930.
1902
Fim da obrigatoriedade das chinesas andarem com os pés enfaixados.
1904
Começa o serviço combinado de caminhos-de-ferro entre as estações das linhas do Sul e Sueste e as da Companhia Real.
1908
Regicídio. D. Carlos e o príncipe herdeiro, Luís Filipe, são mortos a tiro no Terreiro do Paço, em Lisboa. D. Manuel II sobe ao trono.
1918
É criada a Direção dos Serviços da Subsistência Pública, para a importação e exportação dos géneros alimentares.
1924
O Reino Unido reconhece a URSS.
1933
O ministro português da Obras Públicas Duarte Pacheco encomenda o estudo para a construção de uma ponte sobre o Tejo, em Lisboa, entre o Beato e o Montijo.
1951
Getúlio Vargas é investido presidente do Brasil.
1958
É constituída a República Árabe Unida, com a união do Egito e do Sudão.
1959
A Suíça rejeita, em referendo, o direito de voto das mulheres.
1966
Morre Buster Keaton, nome artístico de Joseph Frank Keaton Jr, ator e diretor americano de comédias mudas, considerado o grande rival de Charlie Chaplin. Tinha 70 anos.
1968
Guerra do Vietname. O chefe da polícia de Saigão Nguyen Ngoc Loan executa um prisioneiro vietcong, em plena rua. O facto é captado pelo foto-repórter norte-americano Eddie Adams.
1978
O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a política de apartheid da África do Sul.
1979
O líder religioso xiita Ayatollah Khomeiny regressa ao Irão, depois de 14 anos de exílio.
1982
Estreia o Late Night Show, de David Letterman, na norte-americana NBC.
1983
O dirigente soviético Yuri Andropov rejeita a proposta norte-americana para a eliminação dos mísseis de médio alcance dos dois países.
1984
Sai o primeiro número do África Jornal.
David Stern sucede a Larry O’Brien na liderança da NBA (Liga Profissional Norte-Americana de Basquetebol), cargo que virá a ocupar até 01 de fevereiro de 2014. David Stern desenvolve a Liga profissional passando o número de equipas de 23 para 30.
1988
A agência Lusa abre uma delegação em Macau.
1989
É aberto o testamento do pintor surrealista Salvador Dalí. A fortuna é deixada ao Estado espanhol.
1991
O presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, proclama o fim das leis raciais no país.
1993
Morre o fotógrafo Augusto Cabrita. Tinha 68 anos.
Início do julgamento de Xanana Gusmão, na Indonésia.
1996
Morre o jornalista português Celestino Amaral. Tinha 45 anos.
2001
A última bandeira das Falintil (Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste), braço armado da resistência timorense, é arriada pela última vez.
2002
Morre, aos 88 anos, o republicano e socialista Raul Rego, cofundador do PS, resistente antifascista, ministro da Comunicação Social no I Governo Provisório, ex-diretor do República.
2003
Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.
O vaivém Columbia desintegra-se na aproximação à Terra.
2006
Portugal e a norte-americana Microsoft assinam o memorando de entendimento, no âmbito do Plano Tecnológico, que prevê o desenvolvimento de 18 iniciativas conjuntas em 2006.
Apresentação do primeiro Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência.
2007
Novos confrontos entre a Fatah e o Hamas causam seis mortos na Faixa de Gaza, menos de três dias depois da entrada em vigor do cessar-fogo acordado pelos dois movimentos palestinianos.
Morre, aos 95 anos, Giancarlo Menoti, compositor e libretista italiano, criador do Festival dos Dois Mundos de Spoleto, Itália.
Morre Ahmed Abu Laban, líder da comunidade muçulmana na Dinamarca, que esteve no centro da polémica sobre as caricaturas de Maomé em 2006. Tinha 60 anos.
2008
Entra em vigor a Convenção relativa à Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, ratificada apenas por 15 dos 47 países que compõem o Conselho da Europa.
Representantes do presidente queniano Mwai Kibaki e do seu rival Raila Odinga chegam a acordo sobre um plano comum para pôr fim à violência no país.
Dois atentados cometidos por mulheres deficientes mentais em Bagdad em dois mercados públicos de Al-Ghazil e de Al-Jadida, em dia de descanso semanal, causam 98 mortos e 208 feridos no Iraque.
Morre o fotógrafo Allan Grant, que através da sua objetiva captou os testes nucleares no deserto do Nevada e fez as últimas fotografias de Marilyn Monroe. Tinha 88 anos.
2009
A Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, decide a criação dos “Estados Unidos de África” com um governo comum, similar ao modelo da União Europeia.
2010
Carlos César é reeleito presidente do PS/Açores para mais um mandato de dois anos, tendo conquistado 99,3 por cento dos votos dos militantes que participaram nas eleições diretas.
2011
O Presidente do Egito, Hosni Mubarak, anuncia que não se recandidatará ao cargo e que utilizará os meses que restam do seu mandato para assegurar uma transição pacífica no país.
2012
O Governo e os parceiros sociais, subscritores do acordo tripartido alcançado a 18 de janeiro, fecham a versão final do documento que altera a legislação laboral.
A Comissão Europeia chumba a fusão entre as bolsas NYSE Euronext e Deutsche Börse.
Pelo menos 73 pessoas morrem e centenas ficam feridas na sequência de confrontos registados em Port Said, no Egito, no final de futebol entre o Al-Ahly, treinado pelo português Manuel José, e o Al-Masry.
Morre Wislawa Szymborska, poetisa polaca, Prémio Nobel da Literatura em 1996. Tinha 88 anos.
2014
David Stern abandona a liderança da NBA (Liga Profissional Norte-Americana de Basquetebol), exatamente trinta anos depois de ter assumido o cargo. O seu sucessor é Adam Silver.
Morre, aos 89 anos, Orlanda Amarílis, escritora cabo-verdiana autora de “Cais do Sodré Té Salamansa” e considerada a “renovadora do conto” no arquipélago.
Morre Luis Aragonés, treinador de futebol ex-selecionador nacional espanhol. Tinha 75 anos.
2015
13.000 pessoas saem para a rua, no âmbito de uma campanha de desobediência civil em prol do sufrágio universal em Hong Kong.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) declara epidemia do vírus zika como uma emergência para a saúde pública mundial.
Morre, com 80 anos, Udo Lattek, ex-treinador do Bayern Munique. Udo Lattek orientou os maiores clubes da Liga Alemã, sendo reconhecido como um dos treinadores de maior sucesso na Bundesliga.
2016
O Governo do Reino Unido dá permissão aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos, como parte de uma investigação para determinar a razão pela qual ocorrem abortos.
2019
A Liga Árabe rejeitou o plano de paz do ex-Presidente dos EUA Donald Trump, para Oriente Medio.
2020
Um golpe de Estado em Myanmar (Birmânia) removeu a Nobel Aung San Suu Kyi (filha de um antigo general, o que explicará a ‘paciência’ para ela de outros militares) do Poder e restaurou o regime militar.
Adicionar comentário