No dia 1 de outubro, a partir das 19:30, a escola sede do Agrupamento de Escolas da Ericeira celebrou o 40º aniversário com uma festa em que compareceram cerca de 150 antigos e atuais alunos, professores, técnicos administrativos e assistentes operacionais.
As boas-vindas ficaram a cargo da professora Conceição Jorge, que apresentou o Coro 7, um grupo de alunos voluntários do 7º ano orientados pela professora Mónica Martins, com a canção dos “7 R`s”, adaptada a uma melodia que desde sempre esteve ligada à luta de causas sociais, uma das prioridades da escola. Foram acompanhados à viola pelo professor António Durão.
A comissão de organização incluiu as professoras Filomena Matos e Mónica Martins, contando com a colaboração especial dos Diretores de Turma, da formadora Marta Sousa e a sua turma de Curso de Educação e Formação – Restaurante e Bar, a professora Catarina Fontinha, autora do cartaz-convite, o professor Eduardo Dias, com o arranjo do placar de receção no Polivalente e do espaço de fotografia, que a assistente operacional Patrícia idealizou com a expressão “JÁ FUI FELIZ NESTA ESCOLA”. Agradeceu-se, ainda, o patrocínio das pastelarias SALOIA e O PÃOZINHO DAS MARIAS.
Sunset 40 porquê? Segundo a professora Conceição Jorge: “Idealizámos um momento de fim de tarde que, se o tempo permitisse, nos proporcionaria um pôr do sol daqueles únicos na Ericeira. Sonhámos? Bem, o poeta António Gedeão diz “O sonho comanda a vida”…”
Foram revistos, em vídeo, alguns dos momentos mais marcantes da história da escola, deles houve notícia nos jornais locais e nas redes sociais, além da escola já ter sido distinguida como “Escola Amiga da Criança” pela Ed. LEYA e um conjunto de especialistas, sobretudo com o Projeto Teatretas. De Escola Preparatória até Básica e Secundária, sede do Agrupamento, tem-se tornado numa comunidade cada vez mais inclusiva, onde se aprende a viver com a diferença, seja intelectual, linguística ou sociocultural, recebendo jovens dos vários continentes. A internacionalização veio com a participação no programa Erasmus+ desde 2018.
A finalizar, o Coro 7 interpretou o “Hino da Escola”, uma adaptação da música de autoria da professora Rosa Bispo, em 1992/93, entretanto, atualizada, e passou-se ao convívio e ao brinde aos 40 anos, com um serviço volante pelo CEF.
De entre os muitos dos presentes que expressaram alegria e gratidão pela iniciativa, cita-se o testemunho da professora Filomena Matos, que ficou “de coração cheio por encontrar antigos colegas”, e as palavras do professor António Durão, colocado este ano, “A nossa Escola Multicultural é, muitas vezes, a nossa segunda casa e, por vezes, para muitos, quase, quase a primeira… A nossa Escola é um Mundo de conhecimento, de experiências, de socialização… Uma família, onde todos aprendem uns com os outros e onde ninguém é mais que alguém.”.
Abertura -Testemunho desenhado pelo professor António Procópio
Adicionar comentário