Decorreu na passada quinta-feira, 17 de Dezembro, na Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, a cerimónia de formalização da doação de um Ecocardiógrafo Portátil Digital no valor de 30 mil euros, por parte dos Municípios do Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras, da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, da Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras e do Rotary Club de Torres Vedras.
A ideia de adquirir este equipamento moderno e de última geração surgiu do corpo clínico do Serviço de Medicina da Unidade de Torres Vedras, nomeadamente do Dr. Pedro Avelar, pela relevância deste na obtenção de um diagnóstico rápido e preciso em contexto de urgência e de internamento. Através de um contacto inicial com a autarquia de Torres Vedras foi possível o arranque deste projeto e a articulação com os restantes mecenas.
O Ecocardiógrafo Portátil Digital possui capacidades muito vastas, uma vez que através da aplicação de protocolos clínicos estabelecidos, este equipamento é capaz de ser utilizado à cabeceira do doente, quer seja em contexto de serviço de urgência – na avaliação de doentes instáveis clinicamente, quer seja em internamento – na realização de procedimentos invasivos, ou na abordagem do doente com “descompensação” aguda. Além disso existe a possibilidade de realização de exames de ecocardiografia na própria enfermaria. Pela sua alta evolução tecnológica, vem permitir um diagnóstico e intervenção mais rápida, precisa e segura ao doente que dela necessite, com vantagens na gestão clínica em internamento.
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste E.P.E. manifesta o seu profundo e reconhecido agradecimento às várias entidades envolvidas na doação deste equipamento, e enaltece a importância da união de esforços entre as entidades locais e autárquicas na melhoria dos cuidados de saúde da região, e como estímulo aos profissionais de saúde no desenvolvimento da sua missão diária.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.
Adicionar comentário