De 8 a 30 de novembro, artistas (re)conhecidos e outros talentos emergentes da música nacional e internacional serão os protagonistas de seis concertos ao piano.
O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” está de regresso para a sua 8.ª edição, prestando nova homenagem ao ilustre mafrense, pianista, compositor e prestigiada figura da musicologia portuguesa que foi Filipe de Sousa. O programa de concertos divide-se entre o Torreão Sul do Real Edifício de Mafra e a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. A par dos recitais de piano, o programa integra igualmente uma exposição pop-up, no referido Torreão.
O Festival inicia com um tributo a uma das maiores cantoras de todos os tempos: Teresa Berganza. No dia 8 de novembro, às 21h00, o Torreão Sul do Real Edifício de Mafra abre portas à exposição temporária de fatos de concerto utilizados pela artista espanhola, ao longo do século XX. Esta mostra, anteriormente exposta no Teatro Real de Madrid, com curadoria de Roman Padin, estará disponível até ao dia 10 de novembro. Na sequência da exposição, terá lugar um recital pela soprano Cecilia Lavilla Berganza, filha de Teresa Berganza, acompanhada do pianista Miguel Ituarte.
Os concertos continuam no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra. O recital “Domenico Scarlatti conversa com Chopin”, marcado para o dia 9 de novembro, às 21h00, vem salientar a ligação de Mafra a Scarlatti, tão bem vincada por José Saramago, sendo tocado pelas mãos de Rem Urasin, laureado do famoso “Concurso Chopin” de Varsóvia.
O pianista chileno Marco Cuevas Riffo, também laureado internacionalmente, será o protagonista de um recital eclético, no mesmo local, no dia 10 de novembro, pelas 18h00. O espetáculo conta com um repertório inspirado em compositores como Beethoven e Gershwin, passando pelos espanhóis Granados e Albéniz e pelo brasileiro Ernesto Nazareth.
No dia 16, às 21h00, o festival viaja até à Ericeira para um espetáculo de homenagem a Joly Braga Santos e Gabriel Fauré, figuras maiores da Arte da Música, pelo prestigiado Trio Parnasse, composto por Véronique Guillo (piano), Violette Deschamps (violino) e Clément Buvat (violoncelo).
De regresso ao Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, o jovem pianista João Elias Soares une-se ao talento do prestigiado Jean-Louis Steuerman, no dia 23 de novembro, pelas 21h00, para um programa com obras a solo, tocado em dois pianos, que integra as monumentais “Variações sobre um tema de Hayden”, de Johannes Brahms.
A encerrar o programa, às 21h00 do dia 30 de novembro, no Torreão Sul, estará o pianista Adriano Jordão, diretor artístico deste Festival, acompanhado do violoncelista Pavel Gomziakov, que irá tocar um magnífico e histórico instrumento, construído em 1703.
O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, com a produção executiva da produtora Décima Colina e direção artística de Adriano Jordão.
Os bilhetes estão disponíveis nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, em www.ticketline.pt, ou no local de realização do espetáculo, uma hora antes do início do mesmo.
Preço dos bilhetes: 3€, para munícipes e menores de 23 anos; 5€, para o público em geral.
Para mais informações, consulte o programa: https://www.cm-mafra.pt/cmmafra/uploads/writer_file/document/7942/cartaz_viii_fm_filipe_de_sousa_af.pdf
Adicionar comentário