Arte & Cultura Geral

Diário de Frei Pedro

A Câmara Municipal apresentou a mais recente obra do seu catálogo de publicações: “Diário de Frei Pedro”, da autoria do mafrense e investigador cultural José Medeiros.

As denominadas “Invasões Francesas” constituíram um episódio marcante da história da Europa e do Concelho de Mafra. Corria o ano de 1807 quando foi instalado no Palácio-Convento de Mafra o quartel-general do exército francês.

No seu diário, Frei Pedro Taveira fez o relato de várias situações ao longo de todo o ano de 1808, pelo que esta é uma importante fonte documental para conhecer mais sobre a nossa história local.

O manuscrito do frade franciscano arrábido, que nos escreve do lugar de Ribamar, na Freguesia de Santo Isidoro, chegou muitos anos mais tarde à posse do ilustre mafrense, Júlio Ivo.

Os seus descendentes resolveram posteriormente legar esta fonte documental ao seu primo e investigador cultural, José Medeiros.

A publicação que a autarquia levou à estampa junta, ao diário de Frei Pedro, anotações compiladas por José Medeiros. Nelas se incluem relatos de contemporâneos dos acontecimentos, de modo a possibilitar a apresentação de uma visão abrangente sobre a história.