Celebra-se hoje, dia 16 de Novembro, o Dia Nacional do Mar. A celebração desta data pretende destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar“, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, mas Portugal só ratificou o documento em 1997.
Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.
Neste dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, por exemplo, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data.
Curiosidades:
- Os mares e oceanos são os principais impulsionadores dos ciclos climáticos do planeta, agindo alternadamente como um aquecedor e um ar condicionado.
- Estima-se que o fundo do mar pode conter até 10 milhões de espécies que ainda não foram descritas ou nomeadas.
- A vida no mar se desenvolveu há mais de três bilhões de anos. Os habitantes da terra apareceram mais recentemente – 400 milhões de anos atrás.
- Os plásticos são o elemento mais comum encontrado nos mares hoje. O plástico, em particular, é prejudicial ao meio ambiente, pois não se decompõe facilmente e é frequentemente confundido com alimento pelos animais marinhos.
- A poluição marinha mata mais de um milhão de aves marinhas a cada ano.
- Existem zonas mortas nos oceanos que foram criadas pela poluição, tornando a vida nessas zonas impossível para a vida marinha ou vegetal.
- Há um mar de lixo com o dobro do tamanho do Texas dentro do Oceano Pacífico.
Adicionar comentário