O Dia do Beijo é celebrado internacionalmente no dia 13 de abril. Conheça a origem deste dia e algumas curiosidades!
Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.
Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882.
A lenda por detrás deste dia…
Reza a lenda que esta celebração é inspirada numa história italiana e num jovem chamado Enrique Porchelo. O charmoso italiano era conhecido por roubar beijos a todas as mulheres da sua vila e, farto deste decoro, o padre da paróquia prometeu oferecer um saco de moedas de ouro à mulher que nunca teria sido beijada por Enrique.
A verdade é que o tesouro nunca chegou a ser reclamado e está escondido num lugar secreto em Itália, à espera de ser encontrado. A lenda diz que tudo isto aconteceu no dia 13 de abril de 1882.
Os significados do beijo…
O beijo tem várias simbologias e significados, já desde a Idade Média, mas na nossa cultura o beijo significa afeto pelo outro – um beijinho na cara, na boca, na testa ou na mão. Entre amigos é normalmente um cumprimento e entre casais é um momento apaixonado, símbolo do romance entre os dois.
Pensa-se que o ato de beijar alguém terá iniciado em rituais religiosos do antigamente, e inclusive podemos ter exemplos disso nos casamentos atuais, em que os noivos se beijam no dia do casamento para celebrar a união. Também na cultura Persa, os homens cumprimentavam-se com beijos na boca, para simbolizar a sua classe social, sendo ainda comum em algumas culturas os familiares masculinos se cumprimentarem com beijos. Os beijos na mão são também sinal de respeito.
Curiosidades sobre o beijo
- O recorde mundial absoluto de beijo foi alcançado por um casal da Tailândia: os seus lábios permaneceram em contato durante 58 horas, 35 minutos e 58 segundos.
- Um beijo comum queima cerca de 6,4 calorias por minuto. Sendo assim, cada um dos membros do casal recordista queimou cerca de 22.500 calorias.
- Quando beijamos, mais de 100 bilhões de células nervosas são estimuladas. Hormónios da felicidade e adrenalina percorrem o nosso corpo e fazem o nosso coração bater mais rápido. A pressão sanguínea e a temperatura corporal também sobem.
- Beijar fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento. Além disso, somente o fato de pensar num beijo já aumenta a salivação e ajuda a combater o tártaro.
- Durante um beijo, trocamos com a/o nossa/o parceira/o 60 miligramas de água, 0,5 miligramas de proteína, 0,15 miligramas de secreção, 0,4 miligramas de sal e até 22 mil bactérias.
- Beijar não é um gesto afetuoso com o qual as pessoas se acostumaram ao logo do tempo, mas fruto do instinto. O mesmo vale para orangotangos e outros primatas. Os gansos também demonstram afeto ao encostarem os bicos, e elefantes, ao colocarem a tromba uns na boca dos outros.
- Desde os mais maternais aos mais apaixonados, uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos ao longo de sua vida.
- Nem sempre os beijos são bem vistos. Em alguns lugares há até mesmo leis para impedir o gesto. Nos estados americanos de Michigan e Connecticut, por exemplo, é proibido beijar mulheres aos domingos, o Dia do Senhor. Em Maryland, também nos EUA, é proibido beijar por mais de um segundo em lugares públicos. No pior dos casos, não cumprir a lei pode resultar em prisão.
- A Alemanha ocupa a segunda posição na lista dos lugares onde menos se beija, atrás apenas da Suécia. Cada alemão dá, em média, quatro beijos por dia. Já os franceses e italianos adoram beijar, com uma média de sete por dia.
- Em 90% dos países as pessoas beijam-se, como e porquê varia de cultura para cultura. Os franceses, por exemplo, gostam de dar três beijos na bochecha ao cumprimentar alguém. No Brasil, dependendo da região, dá-se um ou dois beijinhos, ou, como diz a sabedoria popular, “três para casar”. Já no Japão, as pessoas só se beijam quando ambos querem sexo.
Adicionar comentário