Símbolo evocativo das tradições religiosas do período Barroco, as procissões quaresmais da Vila de Mafra são um dos mais destacados exemplos do património imaterial do Concelho, mantendo as características que lhe foram conferidas no século XVIII. Realizam-se nos dias 8 e 22 de março e nos dias 5 e 10 de abril de 2020.
A Vila de Mafra possui um número significativo de tradições sociais, culturais e religiosas, associadas ao Real Edifício de Mafra, Património Mundial da UNESCO, das quais se salientam as monumentais procissões da Quaresma, que, pela ligação à época áurea da história de Mafra, são um testemunho do legado artístico e da grandiosidade alcançada no período Barroco e nos reinados de D. João V e D. José I.
Simultaneamente, verifica-se a existência de um conjunto assinalável de património móvel associado a estas procissões, designadamente as imagens escultóricas executadas para os andores, da autoria de Manuel Dias (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), Joaquim José de Barros Laborão (Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora), destacando-se a imagem de Cristo Crucificado, atribuída ao genovês Anton Maragliano (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), bem como muitas das vestes e alfaias utilizadas que remontam aos séculos XVIII e XIX.
Com início na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, as Procissões da Quaresma da Vila de Mafra percorrem algumas das ruas adjacentes.
8 de março | 15h30
Missa e Procissão do Senhor dos Passos
22 de março | 15h30
Missa e Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros)
5 de abril | 15h30
Missa e Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha)
10 de abril | 21h00
Procissão do Enterro do Senhor
Adicionar comentário