Geral

Depois de várias queixas ASAE fecha esplanadas e instaura vários processos de contraordenação

Na passada quinta-feira, dia 8 de Abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma ação coordenada em todo o País, onde fiscalizou esplanadas de várias localidades do País para verificar se as regras estavam a ser cumpridas pelos vários estabelecimentos, resultando a instauração de alguns processos de contraordenação.

No total as 26 equipas que se organizaram visitaram 194 espaços, nos quais foram passados 21 processos de contraordenação, sendo que 14 deles relacionados com um incumprimento da utilização de máscara, mas também devido às regras de lotação dos espaços e ao distanciamento físico.

Da “Operação Esplanada” resultou ainda o encerramento de quatro lojas do concelho de Lisboa que estavam abertas e a receber clientes no interior, apesar de terem mais de 200 metros quadrados e que nesta fase do desconfinamento deveriam ainda ter a atividade suspensa.

Restaurantes e bares queixam-se de que muitos clientes não usam máscara nas esplanadas

Com a abertura das esplanadas esta segunda-feira, dia 5 de Abril, os donos de alguns restaurantes e bares viram as suas esplanadas cheias e pediram ao governo para tomar medidas urgentes para que os clientes respeitem a norma do uso obrigatório de máscara.

Em declarações à TSF, o presidente da Pro.Var — Associação Nacional de Restaurantes, Daniel Serra, afirmou que muitas vezes os clientes não cumprem esta norma e não voltam a colocar a máscara depois de consumirem o que compraram.

Muito embora muitos estabelecimentos estejam a comunicar, até com avisos, para que os clientes a usem, isso está a ser praticamente totalmente ignorado”, diz a associação.