Saúde

COVID 19: Registado um aumento do número de infetados e de óbitos nos dois surtos do Hospital das Caldas da Rainha

Ontem, dia 15 de Dezembro, o número de infetados pelo novo coronavírus no Hospital das Caldas da Rainha voltou a aumentar de 36 para 47, tal como o número de mortes a lamentar que passou de 3 a 5 vítimas.

O Centro Hospitalar do Oeste confirmou que 32 dos infetados são doentes, 15 são profissionais e que os cinco óbitos registados são de doentes com pluripatologias.

Estes dados apresentam uma subida de 11 pessoas em relação ao número de infetados divulgado na segunda feira, dia 14 de Dezembro, que registava 22 doentes e quatro profissionais infetados. O mesmo acontece em relação aos óbitos, com uma subida de três para cinco mortes associadas aos dois surtos que afetam os serviços de Medicina Interna e de Cirurgia.

O primeiro surto foi registado na semana passada, segunda-feira, depois de um doente ter testado positivo, após ter dado negativo no teste anterior. Já o segundo surto foi divulgado na sexta-feira.
160 profissionais e 61 utentes foram testados e aguardam a re-testagem após oito dias de exposição, em consequência destes dois surtos.

O Centro Hospitalar do Oeste concluiu que, atendendo ao aumento de casos registados, “foi aberta uma nova enfermaria Covid, no Hospital das Caldas da Rainha, para integrar os doentes do surto” e com “capacidade para 13 camas“. Para esta nova enfermaria “foram mobilizadas as equipas existentes dos serviços convertidos para dar apoio nesta nova área“.

No total, o CHO, serve cerca de 300 mil utentes, provenientes dos concelhos de Mafra, Lourinhã, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Alcobaça tal como dos hospitais integrantes das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.