A China conseguiu adaptar o marxismo-leninismo do PC Chinês à sua cultura milenar Confúcioista, ou seja, teve o mérito, desde o início, desde a grande marcha do Mao que marcou o início da revolução cultural Chinesa, de conseguir fazer, brilhantemente essa assimilação, esse sincretismo.
O Confúcionismo é ritualista e considera que os ritos fazem parte da educação, e que a sabedoria que o coletivo apreende com ela, é a base do sucesso e do progresso. O coletivo versus o individualismo, e esse coletivo, funde-se com o colectivismo da doutrina comunista marxista-leninista.
A razão de ser dos rituais são hoje adotadas pelo atual Chefe do Estado Chinês, qual novo imperador, do Império do Meio.
Este ritualismo tradicionalista, é, em minha opinião, também importante na civilização Ocidental, em que as Instituições do estado e religiosas, as têm de preservar, por fazer parte da sua genética estrutural, é o caso da Instituição militar, das monarquias, dos protocolos de estado, das Universidades, das Igrejas, e da administração da Justiça . O ritualismo é, nestas Instituições fundamental, para como refere a Igreja Católica, que haja uma comunhão de fiéis, que se forme, uma comunidade, que se opõe ao individualismo,, e para em comunidade se alcançar a sabedoria.
Esta pequena reflexão, que fiz durante o meu agitado repouso noturno, foi o reflexo de pela primeira vez na minha atribulada vida, não ter podido assistir aos rituais e cerimonial da Semana Santa, e assim não ter tido oportunidade de estar com a comunidade de fiéis, a que pertenço, por fé e tradição.
Numa das minhas viagens de trabalho à Finlândia, ao visitar a Catedral de Helsínquia, completamente despojada de arte, de santos de quadros com representações bíblicas, muito simples e singela, centrada numa única Cruz, consegui ” in loco” perceber o despojamento apregoado pelo Calvinismo, e como este teve influência no Norte da Europa e na maneira desses povos pensarem.
Os países do Norte da Europa chocam-se culturalmente com os do Sul, e isto tem reflexos em tudo, inclusive na forma e no processo de atribuição dos recursos financeiros Europeus.
A razão de ser da não aceitação da mutualização da dívida europeia, os tão desejados Corona Bonds, não é senão uma consequência da cisão calvinista.
Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva
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