O tempo frio e seco é particularmente propício aos lábios secos e pode não bastar aplicar hidratantes labiais para preveni-los. Saiba como evitar o cieiro.
A pele dos lábios é mais fina e delicada do que a pele do resto do corpo e seca dez vezes mais rápido. Além disso, não contém glândulas sebáceas, que produzem óleos e ajudam a manter a pele hidratada.
As condições meteorológicas do inverno são especialmente propícias ao cieiro, isto é, aos lábios secos e gretados, por vezes, com pele seca e feridas. Os lábios secam especialmente durante a exposição ao ar e vento frios e secos (muitas vezes combinado com interiores quentes e secos). No verão, a exposição solar também pode causar lábios secos.
Há outras causas para os lábios secos?
Sim. Os lábios secos podem também ser provocados pela saliva, quando se humedecem os lábios com frequência excessiva. A saliva humana tem enzimas que se destinam a iniciar, na boca, o processo digestivo. Isto significa que são abrasivas para os lábios. Por esta razão também não é benéfico molhar os lábios com saliva quando estão secos, embora possa haver uma sensação de alívio momentânea.
Por outro lado, défices de vitamina B e de ferro podem também tornar a pele mais seca, tal como problemas na tiroide, doenças autoimunes ou alergias.
Como evitar que os lábios fiquem gretados?
É importante criar uma rotina de hidratação dos lábios e do corpo, assim como evitar alguns ambientes especialmente secos:
- Crie rotinas de hidratação dos lábios. Pode ter um bálsamo em casa e outro na mala ou nos bolsos, por exemplo, para que o aplique antes de sair de casa e também enquanto estiver na rua. Volte a aplicá-lo sempre que sentir necessidade e depois de comer e beber.
- Escolha bálsamos de lábios com proteção UV, ingredientes como petrolato, glicerina, cera de abelha ou óleos essenciais, que retêm a hidratação na pele. Pelo contrário, evite batons com mentol, cânfora ou eucalipto ou com fragrâncias. Apesar de terem um efeito agradável no início, secam e irritam progressivamente os lábios, tornando difícil uma hidratação contínua.
- Na exposição a vento frio, mantenha os lábios protegidos com um cachecol.
- Mantenha-se hidratado: não se esqueça de beber água apesar da ausência de calor. Beber água é uma das chaves para uma pele saudável, o que inclui a pele dos lábios.
- Hidrate os lábios à noite, antes de dormir. Muitas pessoas respiram pela boca durante a noite, o que torna os lábios ainda mais vulneráveis ao ar seco e frio.
- Se o aquecimento dos ambientes interiores seca muito o ar, considere utilizar um humidificador do ambiente (máquina que restabelece a humidade do ar).
Como tratar os lábios secos e com feridas?
- Começar a hidratar rapidamente. Aplique bálsamos hidratantes logo com as primeiras sensações de pele seca. Lábios secos e com fendas são particularmente propícios a, por exemplo, herpes. O herpesvírus, por exemplo, manifesta-se quando o organismo está com a imunidade debilitada, o que é mais frequente no inverno.
- Não arranque a pele presa e que começa a soltar-se em consequência dos lábios secos. Pode provocar feridas e deixar os lábios ainda mais sensíveis.
- Tenha cuidado com objetos abrasivos ou potencialmente cortantes, como joias, canetas ou talheres.
Devo procurar um médico por causa dos lábios secos?
Se, apesar de todas as aplicações de bálsamos labiais hidratantes ou oleosos (e sem fragrâncias), os lábios não regeneram e tendem a piorar, deverá procurar um dermatologista.
Lábios consistentemente inflamados e com dores, por exemplo, nos cantos da boca, podem ter infeções fúngicas ou bacterianas, também designadas por queilite, situações que devem ser tratadas segundo as indicações do dermatologista.
Fontes: Cuf
Adicionar comentário