Depois de um adiamento temporário devido à pandemia da COVID-19, o Dia da Sobrecarga da Terra avançou novamente este ano alcançando a data de 29 de Julho.
De acordo com estimativas de cientistas e cálculos da Global Footprint Network, entidade responsável pelos cálculos de sobrecarga da Terra desde 1970, a data marca o momento em que a humanidade esgotou todos os recursos naturais do planeta para 2021. O resto do ano, vamos estar a viver sob um déficit ecológico, reduzindo os recursos naturais, acumulando dióxido de carbono na atmosfera e utilizando recursos que não poderia utilizar para a sobrevivência.
O déficit atual é um dos maiores desde que o mundo entrou em sobrecarga ecológica, ainda nos anos 70, já que o limite foi atingido faltando 5 meses para o fim do ano.
Segundo a Earth Overshoot Day, atualmente, a humanidade usa 74% mais de recursos naturais do que os ecossistemas conseguem regenerar. Isso equivale a “1,7 Terras”.
“Se precisávamos de uma prova de que estamos passando por uma emergência climática e ecológica, o Earth Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) é ela” afirma, Susan Aitken, líder do Conselho Municipal de Glasgow.
Segundo a Earth Overshoot Day, a sobrecarga é atingida por 4 fatores:
- O quanto consumimos;
- Quão eficiente são nossos produtos;
- O tamanho da população;
- O quanto os ecossistemas da Terra conseguem recuperar.
Para a organização, os maiores problemas são o ritmo em que a humanidade cresce e o quanto consome, estando muito acima dos outros 2 fatores.
“Quaisquer que sejam os fatores —consumo ou população— a humanidade está simplesmente exigindo mais do que a Terra pode fornecer. Esse uso excessivo não pode ser mantido por muito tempo”, afirma a organização em comunicado.
Adicionar comentário