Geral Rádio

Cantor Luis Manuel na RCM

Na edição 1.743, de 5 de julho, do programa de Rogério Batalha, “Disto é que eu Gosto”, da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser divulgada a biografia do cantor Luís Manuel.

Desde bebé, mostrou grande interesse pela música. Os amigos ofereciam-lhe caixas de música, ao ponto de ter a cama de grades, rodeada de caixas de música. O mais curioso é que ele sabia qual ia terminar e puxava a corda para não deixar parar.

Aos 3 anos teve um pequeno piano, com músicas gravadas, que depressa ultrapassou, começando a tocar outras músicas. No 5º ano foi a flauta (obrigatório) e a viola. Em 2001, após o falecimento do avô materno herdou a guitarra portuguesa do bisavô da mãe. Vendo o seu grande interesse, vai para o museu do Fado, onde teve/aulas de guitarra portuguesa pelo mestre António Parreira e de canto com António Rocha e Julieta Estrela.

Pouco tempo depois o Mestre Parreira acha que estava muito bem e aconselhou-o a ir para casas de fado. Andou por várias casas de fado no Bairro Alto. Deixou o Bairro Alto, por ser muito confuso. Em Alfama tem andado, por várias casas, como “Esquina de Alfama”, “Porta de Alfama” (Tininha), Baiúca, “Adega do Fadista”, “Viela do Fado” ( agora “Cantinho do Fado” e “Morgadinha”.

Fora do Bairro Alto e Alfama tem tido vários trabalhos, pela Rádio Visão Periférica ( uma rádio online ). Todos à volta de Lisboa e Odivelas.

Há cerca de um ano, começou a aprender clarinete pela “Bengala Mágica”, situado na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, onde o residente é o fadista Zé da Câmara. A Bengala Mágica é uma Associação de pessoas cegas de baixa visão. O piano, a viola e guitarra portuguesa começou a tocar de ouvido. Segundo os entendidos tem o ouvido absoluto.

Todos os meses vai ao Café Stella Maris, em Peniche, pela mão do Quim Zé e a pedido do seu amigo Bruno Igrejas. Gravou o seu 1º CD em 2023 e teve como viola do fado Fernando Heleno. A apresentação do CD foi feito no Museu do Fado. Teve o patrocínio do pai e do Museu do Fado. Está no fado há cerca de 25 anos.

Quem quiser falar com o fadista pode ligar, a partir das 10 horas, para os telefones da Rádio do Concelho de Mafra 261 817 205 ou 261 817 206.