Geral

BIG BROTHER: Afinal a quem pertence a casa mais famosa da Ericeira?

A “casa do futuro” da Ericeira ficou famosa graças ao mediático programa da TVI, Big Brother. Saiba a quem pertence a mansão.

Nas últimas duas edições a TVI abandonou a casa da Venda do Pinheiro e escolheu a da Ericeira para acolher os concorrentes durante os três meses do programa, mas esta não pertence ao canal nem à produtora, Endemol Entertainment Portugal, mas sim a Carlos Azenha, ex-treinador adjunto de futebol do FC Porto.

«Tinha poucas condições financeiras. (…) Eu, aos 27 anos, nem casa de banho tinha» explicou Carlos Azenha, que foi isso que o fez desejar uma casa diferente.

«Disse a mim próprio que havia de desenvolver isso na realidade. E foi o que eu fiz. Comecei a desenvolver naquele momento o projeto para uma casa inteligente. Depois fui desafiando vários sponsors e empresas para entrarem no projeto».

O projeto, inaugurado em 2009, foi considerado na altura, um dos mais avançados do País em termos tecnológicos.

Apesar de estar arrendada até ao final do ano para o programa, a casa encontra-se à venda pela empresa Classical Reason, que apesar de há pouco tempo ter pedido o valor de seis milhões e meio de euros pela sua aquisição, atualmente avisa que esta está “sob consulta privada”.

A casa conta com um terreno de cerca de 6000 m2, piscina exterior aquecida a 32º, 5 suites e uma suite master de cerca de 120m2, ginásio, sala de gaming, sala de jogos, sistema AC mais evoluído da Daikin de 3 vias (possibilitando ter zonas a fazer frio e outras a fazer quentes ao mesmo tempo), cozinha com parede amovível automaticamente, campo de futebol com relvado sintético de última geração e campo de tênis, solário com mais de 300m2, painéis solares e depósito de águas de 500 litros, o jardim tem cerca de 3000m2 todo com sistema de rega automatizado e sem custos de água, técnica de construção das mais evoluídas (toda em Ligth Still) permitindo a melhor taxa de humidade para habitação e saúde, assim como o melhor comportamento térmico e acústico, entre especificações que a tornam numa das casas mais luxuosas do país.

O ex treinador quer vender a casa para puder construir outra.

«Se não, não vendia, nunca. Será inovadora, vai ser a primeira casa em Portugal de betão sem ferro – vai ser feita com fibra de carbono» afirma.