António da Silva, designer e estilista Jagoz, muitos anos residente em Nova York, nunca esqueceu as suas origens e a “sua” Ericeira está presente em muitas das suas criações.
Criações suas já encheram a Vivaldi Boutique, um dos mais reconhecidos estabelecimentos do género no Upper East Side, na grande metrópole americana, a par de reconhecidos estilistas como Edward Anchour, Gio Guerreri, Catherine Malandrino, Roberto Cavalli entre outras grandes figuras da moda.
As fascinantes cores que muitas vezes aplica nas suas criações, levaram-no até Puerto Rico e a qualidade do seu trabalho fê-lo atingir patamares de reconhecimento na ilha.
Chegou a vestir as rainhas de beleza porto-riquenhas em diversos certames de beleza, incluindo os concursos de Miss Mundo e Miss Universo.
António da Silva realizou o seu primeiro desfile na Ericeira na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva em 2017, convidado pela Câmara Municipal de Mafra. Em 2019 realiza a segunda apresentação no Real Edifício de Mafra.
Antes de regressar a Portugal onde hoje reside, volta em 2022 à Ericeira para apresentar a sua última coleção que refletia a cultura portuguesa, a inspiração no Fado e suas gentes, os pescadores da sua terra de origem e às “viúvas do mar”.
Na atualidade, o estila vai preparando a sua próxima criação, fazendo ensaios em diversos estilos num conjunto de trabalhos que intitula de “Retalhos de Vida”, candidata a exposição em espaço nacional.
Este trabalho retrata as criações do estilista, fruto do seu trabalho e metamorfoses evolutivas ao longo da sua longa e conceituada carreira, infelizmente, com mais visibilidade além fronteiras.
Reveja alguns dos momentos em que temos acompanhado o estilista na sua terra de eleição, a Ericeira.
Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto
Adicionar comentário