Desporto Geral

Allianz Cup, a Festa do futebol em Leiria

Pelo terceiro ano consecutivo, o Jornal O Ericeira acompanhou esta competição para poder partilhar os momentos desta competição com os adeptos dos vários clubes que acompanham este jornal.

Foram três dias de competição, muita festa e algumas desilusões por parte dos quatro finalistas: Benfica, Sporting, Braga e Vitoria de Guimarães que se veio a consagrar Campeão de Inverno 25/26.

Meia-final: Vitória SC 2–1 Sporting CP

Em Leiria, o Sporting adiantou-se cedo com golo de Luis Suárez (13’) e controlou grande parte do encontro, esbarrando várias vezes numa exibição segura de Charles. Já nos descontos, a entrada de Ndoye revelou-se decisiva, o avançado marcou aos 90+2’ e 90+11’, consumando uma reviravolta épica e garantindo ao Vitória o apuramento para a final.

Meia-final: SC Braga 3–1 SL Benfica

O Braga foi mais eficaz e organizado frente a um Benfica apagado. Pau Víctor (19’) e Zalazar (33’) deram vantagem confortável ainda na primeira parte. Pavlidis reduziu de penálti (64’), mas Lagerbielke fechou o resultado aos 81’. O Braga seguiu para a final, enquanto o Benfica ficou marcado por uma exibição pobre e sem chama.

Final: Vitória SC 2–1 SC Braga

Antes do jogo, houve a habitual abertura com fogo de artifício, coreografias no relvado e a atuação de Carlão que “aqueceu” os adeptos nas bancadas que não negaram participação e apoio às suas equipas. De realçar o fairplay dos adeptos que permitiram que a festa decorresse sem qual incidente. De lamentar a morte do adepto do Braga por paragem cárdio-respiratória.

Na final minhota, o Braga marcou primeiro por Dorgeles, de livre direto (17’). O Vitória empatou por Samu Silva, de penálti (59’), e consumou a reviravolta com golo de Ndoye aos 83’, mais uma vez decisivo. Já nos descontos, Charles, mais uma vez gigante, defendeu um penálti de Zalazar (90+11’), garantindo o primeiro título da Allianz Cup da história do Vitória SC.

Depois foi a festa do título do Vitória que celebrou efusivamente esta primeira conquista da Taça da. Liga com os seus adeptos.

Fotografias e texto de Carlos Sousa/ KPhoto