A A2S comemorou o seu 10.º aniversário com uma gala realizada no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, no dia 23 de janeiro.
O evento contou com o apoio do Município de Mafra e outras entidades e reuniu parceiros, promotores de projetos, autoridades de gestão de fundos financiadores e diversas personalidades que contribuíram para o crescimento da associação ao longo da última década.
A cerimónia foi apresentada por Fernanda Freitas e contou com as intervenções de Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Ventura, Presidente da Direção da A2S, Márcia Mendes, Diretora Executiva da A2S e Miguel Torres, Presidente da Federação Minha Terra.
Hugo Luís salientou que a A2S é um exemplo de como a colaboração entre autarquias, técnicos, associações e a comunidade pode gerar resultados transformadores para o futuro das comunidades locais e o seu papel fundamental na promoção de um território que une história e inovação, tradição e modernidade.
Pedro Ventura destacou a importância do trabalho desenvolvido pela A2S ao longo dos últimos 10 anos, afirmando: “Celebramos hoje o resultado do trabalho árduo, da visão estratégica e, acima de tudo, da paixão e dedicação de todos os envolvidos na criação desta Associação de Desenvolvimento Local e Grupo de Ação Local.” Acrescentou ainda: “O crescimento do número de associados, de 22 em 2015 para 40 em 2024, reflete a confiança e o reconhecimento do trabalho da A2S, fortalecendo a nossa missão de desenvolvimento local.”
Sublinhou também a eficiência da associação na gestão dos fundos europeus: “Desde a nossa constituição, conseguimos mobilizar 20 milhões de euros em investimentos para o nosso território, garantindo uma taxa de execução exemplar e um impacto real nas comunidades.” E reforçou o papel diferenciador da A2S na proximidade com as comunidades: “A A2S orgulha-se de ser um elo de ligação, de inovar, de atuar em rede, de reunir forças e de criar condições para que se passe da ideia ao papel e do papel à obra. Fazemos a diferença porque estamos próximos, porque damos a cara e porque garantimos que os fundos chegam a quem realmente precisa.”
Márcia Mendes, Diretora Executiva da A2S, destacou o papel essencial dos promotores, consultores e fornecedores na concretização dos projetos que impulsionam o território.
Reforçou, ainda, a importância das abordagens territoriais ascendentes: “Não deixemos morrer as abordagens territoriais ascendentes, implementadas com tanto sucesso pelas Associações de Desenvolvimento Local (ADL) em Portugal e na Europa. Este modelo tem provado ser uma ferramenta essencial para dar resposta às especificidades de cada território, envolvendo as comunidades locais e impulsionando a coesão e o desenvolvimento sustentável.”
Um dos momentos altos da noite foi o reconhecimento a alguns projetos apoiados pela A2S que se destacaram ao longo dos últimos 10 anos. Os galardoados foram:
• Empreendedorismo e Dinamização Económica – André Inácio, Bzugo
• Preservação do Património – Aldeia Típica de José Franco
• Mulher Empreendedora – Luísa Almeida, Quinta do Arneiro
• Sustentabilidade Ambiental – Europeia ID, Blue Circular Postbranding Project
• Dinamização Comunitária – União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Centro de Interpretação e Casa do Pão
• Inovação Agroalimentar – Teté – Produtos Lácteos
• Turismo – Ericeira Bike
• Interesse Coletivo – Câmara Municipal de Cascais, Cais de Aprestos de Cascais
A A2S prestou, ainda, homenagem a personalidades que tiveram um papel fundamental na sua criação, nomeadamente António Pombinho, Elizete Jardim, Joaquim Sardinha e Pedro Ventura.
No encerramento do evento, Miguel Torres, Presidente da Federação Minha Terra, reforçou a importância dos Grupos de Ação Local no desenvolvimento territorial e alertou para os desafios futuros, como a regulamentação dos apoios e a escassez de recursos financeiros.
A gala contou ainda com momentos culturais e de animação proporcionados pelo Grupo Coral de Mafra, António Serra (Pregões Saloios), a Associação Cultural Meleca (Fernando Terra), a Sociedade Recreativa e Cultural de Pintéus e a Academia do Bombo, encerrando com o tradicional cântico de parabéns à A2S.
Fonte: A2S (Press Release)

Adicionar comentário