A Ucrânia está ao fim de seis meses de guerra muito devastada e desgastada, mas com vontade de resistir à invasão russa, missão só possível com o apoio militar Ocidental, em material e em instrução de quadros e tropas, para além do apoio político.
Não sei quem vai ganhar o conflito, sei que atualmente em termos de conquistas territoriais é a Rússia que o está a conseguir, muito embora com pesadas baixas, mortos e feridos, e grande desgaste a atrição do seu material, algo que não é irrelevante.
As operações irregulares ucranianas, parecem estar a conseguir articular-se e a efetuar operações em profundidade, nomeadamente na Crimeia.
As operações irregulares, são normalmente a grande vantagem das Forças Armadas dum país invadido, numa guerra híbrida que tem várias dimensões, sendo estas uma das mais importantes e desgastantes, em qualquer invasão, sendo normalmente muito eficazes, com o prolongamento da guerra, pois já a vimos atuar noutras geografias com sucesso, de que são exemplo o Vietname e o Afeganistão.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário