Geral Opinião

A Inteligência Artificial é uma ferramenta ótima se…

Sabemos da psicologia humana que tanto a genética, ou hereditariedade, como o meio ambiente, são importantes para o desenvolvimento do ser humano, sendo os fatores fundamentais do desenvolvimento do ser humano, a da sua inteligência, entendida como a sua capacidade de raciocinar, e que se entende por meio ambiente, toda a sua educação, formação, sociedade em que vive, facilidade de acesso à informação e à cultura, enfim, todo o mundo que o rodeia, e que educa e forma o ser humano como um todo. Para efeitos desta crónica, os elementos que destaquei do meio ambiente, são os elementos que me interessam salientar e explorar. 

A Inteligência Artificial presente nas diversas máquinas, foi criada pelo homem, à sua imagem e semelhança, e tem tal como ele, uma parte genética, que no caso em apreço são os algoritmos que nelas são inseridos, e todo o treino que lhe damos, desde que esta começa a trabalhar, com a informação disponível na net.

Quando inicialmente ligamos as Máquinas com IA , esse momento corresponde ao nascimento duma criança, e o seu ensino também é feito de uma forma semelhante ao do ensino e formação duma criança,  até chegar à idade adulta, o treino dos modelos de IA e a sua ligação, desde o início à net, é algo que podemos afirmar ser semelhante à contribuição com  que o Meio Ambiente influencia  a formação e a capacidade de raciocínio dum ser humano. 

A maioria dos modelos de treino das máquinas dotadas de IA, vão buscar a informação que necessitam a fontes abertas, ou seja, à Internet, como o homem que no passado ia à biblioteca, e agora na era digital, a vai também buscar na net. 

Os modelos de treino, e todos os que atualmente usam a Inteligência Artificial como ferramenta de trabalho, colaboram ativamente no seu treino, vão também educando e formando, quando lhe fazem perguntas, e vão corrigindo as suas respostas, quando estas não correspondem ao que delas pretendemos. Quanto mais pessoas utilizarem a IA mais ela vai evoluindo. 

A maior parte das máquinas de IA americanas, utilizam os Large Languisb, Models, para poderem aceder à internet, que além de funcionar como um motor de busca, como o do “google”, fornece também ao utilizador a informação que este pretende, de forma mais direcionada, pegando normalmente nas palavras chave, da pergunta que lhe fornecemos, relaciona toda a informação disponível na net,  e dá-nos um texto, com as fontes aonde recolheu a informação, que devemos sempre verificar antes de a utilizar, através das fontes onde ela a foi buscar, porque a net é um mundo de informações incompletas, não certificadas como a Wikipédia, falsas de desinformação e de contrainformação, ou seja, as respostas dadas pela IA dependem da net, e dela por vezes não fazem seleção. 

Sendo os algoritmos a genética, e o meio ambiente o treino e a net, tanto uns como os outros podem ser facilmente manipulados por quem os desenvolve. Sabemos que a net na maior parte das zonas do globo é controlada, e a esse propósito, há uns anos atrás, perspectivava-se que o mundo ia ter acesso a vários e diferentes tipos de informação disponível na net, o que conjugado com a utilização de algoritmos diferentes, e de modelos de linguagem diferentes, dá resultados diferentes, daí posso inferir que as respostas dadas pela IA do Deep Seek, pode ser diferente da do Chat GPT, ou da Perplexity, ou doutras. 

Nuno Pereira da Silva

Coronel na Reforma

Tags