Não tenho dúvidas nenhumas de que vai haver um desastre nuclear na maior central nuclear da Ucrânia, os indícios são mais que muitos, e tal como no caso da Barragem no Dnipro, não se vai conseguir determinar quem foi que provocou o acidente.
Um pouco como a historia do Pedro e do lobo, tantas vezes já foi previsto este acontecimento e não aconteceu, que nenhuma vez vai.
Os ucranianos começaram a fazer exercícios militares na região de Zaporizhzhia com fatos de proteção nuclear bacteriológica e química, um indício forte, e os russos retiraram o seu pessoal da central nuclear, outro indício forte.
Se um acidente acontecer na central, as duas partes do conflito poderão tirar vantagem, os russos porque endurecerão o conflito e ficarão com uma zona radioativa suficientemente grande que reforça os obstáculos defensivos que prepararam para a sua defesa em profundidade e no caminho para a Crimeia, que para eles é um interesse vital pois é um porto de águas quentes onde têm uma importante base naval.
Para os ucranianos as vantagens dum acidente nuclear seriam óbvias, pois toda a comunidade internacional em coro ficava assustada e rapidamente enviaria para a região forças humanitárias em larga escala e internacionalizava o conflito armado.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma
Adicionar comentário