A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita pelo Partido Socialista norte-americano, em 1909. No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Copenhaga, decidiu colocar a ideia em prática, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.
O Dia Internacional da Mulher nem sempre foi celebrado no dia 8 de Março. Durante vários anos este dia era celebrado no dia 28 de Fevereiro.
O dia 8 de Março passou a ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Existem algumas versões para sua escolha, mas a versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, reivindicavam também a redução das horas de trabalho, que chegavam a ser 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.
Este dia esta ligados aos movimentos feministas que procuravam mais dignidade para as mulheres, reclamando participarem numa sociedade mais justa e igualitária.
Em 2011, o Presidente Barack Obama declarou que nos Estados Unidos se ira celebrar a história da mulher durante todo o mês de Março.
Em 24 países, este dia é assinalado como feriado. Na China, na Macedónia, em Madagáscar e no Nepal é feriado apenas para as mulheres.
Esta data é reconhecida em mais de 25 países. Incluindo países como China, Vietnam, Uganda, Afeganistão, Cuba e Rússia.
Adicionar comentário