O oitavo Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, vai entrar em vigor entre as 00h00 do dia 8 de Janeiro e as 23h59 do dia 15 de Janeiro. A diferença face aos outros períodos de emergência é que este dura apenas uma semana, ao contrário dos restantes que foram decretados por 15 dias.
Esta decisão ‘atípica’ prende-se com o facto de o Governo querer esperar pelos dados que serão divulgados na reunião entre peritos e especialistas do Infarmed, agendada para a próxima terça-feira, dia 12 de Janeiro, para poder então tomar mais decisões.
Novas restrições este fim de semana e um possível confinamento geral na próxima
Ontem, dia 7 de Janeiro, após a reunião do Conselho de Ministros, o Primeiro-Ministro António Costa revelou que, no próximo fim de semana, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, será proibida a circulação na via pública a partir das 13h e entre concelhos.
António Costa, admitiu ainda a possibilidade de Portugal entrar num novo regime de confinamento geral, como aquele que se verificou no início da pandemia, contudo ressalvou que não está previsto o encerramento das escolas.
Se os dados até dia 12 de Janeiro confirmarem uma evolução negativa, “é evidente que é necessário fazer o que é necessário fazer“, afirma. “Não podemos pôr em risco o enorme esforço que foi feito até agora“, acrescenta sublinhando que “num momento em que já começou a vacinação e que sabemos que este túnel tem um fim, não podemos estar a desperdiçar o que conquistámos“.
Em cima da mesa, estará também a hipótese de alargar as restrições aplicadas ao fim de semana aos restantes dias da semana.
Adicionar comentário