Geral Opinião

Trump quer declarar o estreito de Ormuz território Americano

O mundo está a viver uma sequência de sismos e de réplicas sem fim, não no sentido literal, mas político e geopolítico, na mesma região geográfica de sempre, o Médio Oriente, que todos os impérios quiseram dominar, desde Alexandre até Trump. Alexandre conseguiu, Trump parece estar em dificuldades, apesar do arsenal que tem.

Afonso de Albuquerque também conseguiu, tanto que o Dia Nacional do Golfo Pérsico é celebrado no dia em que expulsaram os Portugueses da região. Ambos tiveram de colocar botas no terreno, sem isso é impossível.

O Médio Oriente pode ser estabilizado à distância, mas dificilmente pode ser dominado ou transformado politicamente sem presença no terreno.

Trump percebeu isso e parece querer declarar o Golfo de Ormuz como território dos EUA, mas, para isso, tem de fazer o mesmo que Afonso de Albuquerque e tomar a mesma posição que este tomou, no sítio onde ainda se encontram vestígios do nosso forte. Essa posição exigiria aceitar baixas. Não aceitar baixas para se atingirem objetivos só é possível nos filmes da Disney.

As sociedades ocidentais entrarão em declínio pelo facto de não aceitarem baixas.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma