Gastronomia, sustentabilidade e património natural. A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” regressa ao Concelho de Mafra entre os dias 4 e 8 de fevereiro, juntando os melhores pratos de caça às paisagens deslumbrantes da Tapada Nacional de Mafra. Para celebrar os sabores e a identidade desta região de caça, o programa integra uma exposição temática, ementas exclusivas, um jantar vínico e percursos pedestres na referida Tapada.
A mostra afirma-se como uma celebração da identidade do concelho de Mafra e da tradição cinegética responsável, promovendo os produtos locais, a restauração do concelho e uma abordagem consciente à gestão dos recursos naturais.
O programa tem início no dia 4 de fevereiro, com a inauguração da exposição de rua “Cores e Texturas da Tapada Nacional de Mafra”, às 17h00, patente no Largo General Humberto Delgado, em Mafra, revelando detalhes, atmosferas e paisagens desta Floresta Encantada, captados pela lente de fotógrafos locais.
De 6 a 8 de fevereiro, são 14 os restaurantes de todo o concelho que disponibilizam ementas selecionadas e pratos confecionados com animais provenientes da ação de gestão cinegética da Tapada Nacional de Mafra, reserva onde não se verifica a existência de predadores naturais. Para acompanhar, poderão ser degustadas outras iguarias típicas, como os queijos saloios frescos ou curados, o afamado Pão de Mafra ou a doçaria tradicional.
A tradição gastronómica e o saber-fazer local estendem-se a um jantar vínico, no dia 6 de fevereiro, com o tema “À Mesa na Floresta Encantada”, que convida a uma experiência sensorial única no Vale do Celebredo, o coração da Tapada Nacional de Mafra, com talks temáticas e degustação comentada das melhores iguarias de caça e vinhos de produtores locais. O jantar tem um valor de 60€/pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira online da Tapada Nacional (brevemente disponíveis).
A sustentabilidade ambiental e a preservação do património natural é, também, o mote desta edição da mostra gastronómica. Através de um percurso pedestre interpretativo na Tapada Nacional de Mafra, no dia 7 de fevereiro, o público poderá descobrir as diferentes espécies da fauna e flora que habitam algumas zonas recônditas deste espaço singular.
Para Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra:
“A realização desta mostra representa uma oportunidade estratégica para afirmar Mafra como destino de excelência no panorama gastronómico regional, unindo sabor, conhecimento e natureza. Ao envolver a comunidade local, produtores, restauração e agentes turísticos, afirma-se como um exemplo de cooperação, sustentabilidade e inovação, promovendo práticas responsáveis e de valorização dos produtos locais”.
Para mais detalhes sobre o programa, consulte a página www.cm-mafra.pt/p/sabores-tapada-real
Sobre a mostra:
A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” é organizada pelo Município de Mafra, em parceria com a Tapada Nacional de Mafra, desde 2007, com o objetivo de celebrar a autenticidade, a riqueza gastronómica e o património natural e cultural do concelho. Os produtores e restaurantes aderentes propõem-se, a cada ano, a reinterpretar tradições e valorizar os produtos locais, com menus exclusivos que traduzem a identidade da região, transformando cada refeição num verdadeiro percurso de descoberta. Em matéria de sustentabilidade, inovação e cooperação, a mostra apresenta-se como uma marca de referência no panorama gastronómico regional, projetando Mafra e a Tapada Nacional no mapa dos destinos que unem sabor, conhecimento e natureza.
(Créditos da fotografia: restaurante Adega do Convento)












Adicionar comentário