A dias do Natal, voltamos a trazer mais curiosidades sobre esta quadra festiva! Saiba tudo neste artigo.

Qual foi a origem da Árvore de Natal?
“Fazer a árvore de Natal” é para muitas famílias o ritual que assinala o início da quadra natalícia. Reza a lenda que em 1530 o monge alemão Martinho Lutero encantou-se com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e com as estrelas no céu numa caminhava noturna pela floresta, tentando reproduzir posteriormente a ideia em sua casa. Com origem na Europa, o ato de montar a árvore de Natal começou a ganhar maior popularidade na segunda metade do séc. XVI, sendo decoradas com rosas feitas a partir de papel colorido, maçãs (representativo do episódio bíblico de Adão e Eva) velas e fios prateados.
Atualmente, os fios prateados ou fitas mantêm-se representando a união da família, as maçãs foram substituídas pelas bolas coloridas na qual os enfeites vermelhos simbolizam o sangue derramado por Cristo e as velas foram trocadas pelas luzes, que representam a luz divina e a importância do conhecimento. Para além disto, a estrela no topo remete para o nascimento de Jesus. Tudo isto a enfeitar os pinheiros, árvore adotada para o feito porque mantém as suas folhas verdes até nos invernos mais rigorosos.
Quem criou as bolas de natal?
As bolas de Natal, item decorativo presente nas Árvores de Natal, foram criadas na Alemanha, em 1847, por um soprador de vidro da cidade de Lauscha. As primeiras bolas de Natal eram de vidro.


Música de Natal
Conhece a música de Natal “Noite Feliz”? Sabia que em 2011 esta música foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO?
Traduzida em mais de 300 línguas e dialetos, esta música criada pelo padre Joseph Mohr e pelo professor / organista Franz Xaver Gruber, foi tocada e ouvida pela primeira vez na Missa do Galo de 1818 em Oberndorf, na Áustria.
Para além desta, existem outras músicas natalícias, umas mais conhecidas que outras, mas todas com mensagens que expressam amor, paz e fraternidade.
Quando ocorreu a primeira celebração de Natal?
O primeiro Natal de que se tem conhecimento foi celebrado em Roma, no dia 25 de dezembro de 336. A celebração marcou o início de um processo de consolidação do Natal como festa, havendo depois sua oficialização e, por fim, sua adoção em diversas partes da cristandade.


O Natal interrompeu temporariamente a Primeira Guerra Mundial?
Durante a Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, o Natal chegou a interromper temporariamente as hostilidades entre Entente e Potências Centrais. Durante a data, foi registrado o cessar-fogo em algumas trincheiras, com troca de presentes e com saudações entre soldados de diferentes lados do conflito.












Adicionar comentário