Geral Rádio

Em 23 de Novembro é celebrado o Dia da Floresta Autóctone

Na edição 1.763, de 22 de Novembro, do programa “Disto é que eu Gosto“, da Rádio do Concelho de Mafra, vai ser celebrado o Dia da Floresta Autóctone.

A data foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de Março) criado originalmente para países do Norte da Europa, que têm nessa altura do ano melhores condições para a plantação de árvores. Já em Portugal e Espanha, as condições climatéricas mais favoráveis para a plantação de árvores é em Novembro, altura do ano com maior precipitação.

As Florestas Autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando, por isso, a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.

No dia da Floresta Autóctone, várias organizações não governamentais, associações florestais, autarquias, escolas e empresas promovem inúmeras iniciativas para apoiar a reflorestação de áreas afetadas por incêndios e de zonas que apresentam maiores vulnerabilidades.

No âmbito das atividades do programa ISEL Eco – Campus, irá ser promovida no dia da Floresta Autóctone, uma ação de plantação de árvores no Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ( ISEL). Esta iniciativa terá assim lugar no dia 23 de novembro, pelas 11 horas, como ponto de encontro junto aos campos desportivos.

Quem quiser falar sobre o Dia da Floresta Autóctone pode telefonar, a partir das 10 horas, para a Rádio do Concelho de Mafra, ligando para os números 261 817 205 ou 261 817 206.

Para ouvir o programa na região de Mafra/Lisboa deve sintonizar o 105.6 FM e no resto do país e estrangeiro através do link https: www.radios.pt/page_ id=819&68