Opinião

É urgente repensar o sistema de ensino em Portugal

Desde o início da Pandemia que tenho colaborado diariamente com a elaboração duma crónica para publicar no Jornal O Ericeira, sobre política, regional, nacional e internacional, bem como sobre, cultura, ciência, política, estratégia, história e filosofia.

Publico também esta crónica com o logótipo do Jornal O Ericeira em todas as redes sociais, e nestas, tenho mantido salutares discussões com quem me interpela.

Das discussões que tenho entabulado, com dezenas de pessoas, tenho observado uma grande falta de conhecimentos elementares de política, denotando uma ausência total de conceitos básicos, enfim uma grande dificuldade da maioria perceber o que se passa no país e no mundo, mesmo entre as elites universitárias e com responsabilidades.

É confrangedor e constitui uma grave ameaça à democracia esta ausência total de conhecimentos e de memória histórica, pelo que chego à triste conclusão que o nosso ensino básico e secundário, não prepara os seus alunos para participarem ativamente na vida da Polis, como deveria ser apanágio numa democracia já madura.

A ignorância serve as autocracias mas é Inimiga das Democracias, pelo que penso ser necessário e urgente rever o nosso sistema de ensino, que tem que preparar cidadãos em todos os domínios para a vida.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva