Geral Solidariedade

Protesto contra o massacre de milhares de crianças palestinianas por Israel

No próximo sábado, dia 31 de Maio, entre as 11h e 15h, na Ericeira, um grupo de ativistas, pais e outros membros da comunidade, vão criar uma instalação temporária no areal da Praia do Sul para expressar a sua indignação, desespero e frustração relativamente ao massacre de milhares de crianças palestinianas por Israel.

Através de uma linha criada com centenas de peças de vestuário infantil ao longo do extenso areal, procurar-se-á transmitir a escala dos crimes cometidos. Os participantes estarão no local, a partir das 10h, para colocar as roupas, falar com os transeuntes e distribuir folhetos informativos pela causa Palestiniana.

Esta instalação terá ação em mais localidades a nível nacional. Estas são as confirmadas até à data:

Lisboa, 30 de maio, 17h às 20h, rua do Carmo

Coimbra, 30 de maio, 17h, Rua Visconde da Luz

Porto, 1 de junho, 10h às 13h Av Marechal Gomes da Costa (junto ao museu de Serralves)

Ericeira, 31 de maio, 11h às 15h, Praia do Sul

Setúbal, 1 de junho, 10h às 12h, Praça do Bocage

Os dados relativos ao número de crianças palestinianas mortas desde 7 de outubro de 2023 variam entre 15 613 e 18 6001, enquanto se estima que 40 000 crianças tenham ficado órfãs. Dados das Nações Unidas indicam que mais de 92% de bebés entre os 6 e os 23 meses de idade não recebem as calorias diárias necessárias, estando em risco de morte por malnutrição (1). De salientar também que 89% das instalações de água foram parcialmente ou totalmente destruídas, contribuindo para o agravamento da saúde das crianças em Gaza (2).

Todas as peças de vestuário utilizadas serão lavadas e doadas a associações locais.

1- Counting the dead in Gaza: difficult but essential – The Lancet
2- Reported impact snapshot | Gaza Strip (21 May 2025) | United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs – Occupied Palestinian