O Município de Mafra está a realizar um projeto piloto de separação dos restos de comida para produção de energia elétrica e de composto orgânico.
Numa primeira etapa, serão abrangidas cerca de 5500 famílias residentes na Ericeira, de seguida, o projeto será alargado à restante população do Concelho. Como forma de divulgação realizam-se sessões de sensibilização e esclarecimento na Ericeira. Participe e contribua para um ambiente mais limpo e para o aproveitamento dos recursos.
As sessões realizam-se nos dias 16 a 18 de outubro na Praça da República (Jogo da Bola), nos dias 22 a 24 de outubro nas Galerias de S. Sebastião, nos dias 30 de outubro a 1 de novembro no Parque Intermodal da Ericeira, e nos dias 6 a 8 de novembro no Mercado Municipal da Ericeira, nas sextas-feiras das 17h às 19h, nos sábados e domingos das 9h as 12h e das 15h às 19h.
Cada família receberá um pequeno caixote de lixo, um rolo de sacos de cor verde e um folheto explicativo. Os restos de comida são depositados, separadamente, no saco verde, o qual é devidamente fechado e colocado no contentor do lixo indiferenciado.
Posteriormente, estes resíduos são separados nas instalações da Tratolixo e utilizados para produção de biogás, a partir do qual se produz energia elétrica, e de composto orgânico, utilizado para enriquecimento dos solos. Desta forma, evita-se que estes materiais orgânicos sejam depositados em aterro sanitário.
Inscreva-se:
https://www.cm-mafra.pt/p/inscricao_biorresiduos
Mais informações consulte:
https://www.cm-mafra.pt/p/biorresiduos
FONTES: CMM
Adicionar comentário