Geral Opinião

Putin respondeu a Trump com um NIM

Foto: CNN

Tal como ontem previ na minha crónica, Putin não iria dizer liminarmente que não à proposta de Trump de celebrar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia por trinta dias, embora tenha dito que vai ter de falar com o Presidente Norte-americano antes de haver ratificar um qualquer acordo.

O que vai Putin dizer a Trump só ele saberá, embora preveja que vai transmitir as suas posições, as suas linhas vermelhas, para o poder fazer, que não devem ser muito diferentes das que tem vindo a declarar, muito em especial a de não rearmar a Ucrânia enquanto durar esse cessar-fogo, em retirar as forças Ucranianas de Kursk, do Donbass e Luhansk e eventualmente em impor a saída de cena Zelensky, para que durante esse período haja  novas eleições, dado não se querer com ele sentar para negociar um qualquer acordo de paz definitivo.

Estas imposições de Putin, vão ser imediatamente aceites por Trump, e vão ser por ele  impostas a Zelensky, que vai ser coagido a aceitá-las, pois Trump quer um cessar fogo em ação na Ucrânia, antes de fazer 100 dias de vida da sua administração.

Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma

Tags