Geral Praias & Pesca

Requalificação do molhe da Ericeira

O molhe do Porto da Ericeira vai ser requalificado. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou, ontem, dia 13 de Janeiro, o auto de consignação da empreitada de recarga do cabeça do quebra-mar do referido Porto. A cerimónia, presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, decorreu na Galeria Orlando Morais da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira).

Contribuindo não só para operacionalidade do Porto, mas também para a segurança marítima e para a preservação ambiental, esta intervenção visa a recarrega da cabeça do quebra-mar, reconstruída em 2020, com o objetivo de reduzir destruições mais gravosas durante os próximos invernos marítimos, e enquanto se desenvolvem os estudos necessários a uma intervenção definitiva do molhe.

Nesta cerimónia, interveio o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, seguindo-se a apresentação dos trabalhos associados à intervenção, pelo Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão.

Após a assinatura do auto de consignação da empreitada, usaram da palavra o representante da Associação de Pescadores Profissionais da Ericeira, António Franco Alberto, e o Presidente da Junta da Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu.

A cerimónia finalizou com a intervenção da Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, seguindo-se uma visita ao Porto da Ericeira.

Fonte: CMM