Geral Teatro & Cinema

Festival de Teatro Infantojuvenil PALCO’S: Sessão dupla de teatro este sábado na Venda do Pinheiro

As Desventuras de Fifi” e “D. Ratão V – Fugir (não) é opção!” são os dois espetáculos que inauguram o Festival de Teatro Infantojuvenil PALCO’S. Este sábado, 14 de setembro, às 16:00 sobem ao palco do Auditório Nunes Forte, na Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro.

Do PALCO’S fazem parte seis espetáculos de seis companhias, distribuídos pelos próximos fins de semana de setembro. Dia 21 é a vez de “Peter Pan – O musical” do ADN de Palco e dia 22 “Histórias Improvisadas” dos Impromix. “Pacote base do produto nascimento” d’Os Nascidos é o espetáculo de 28 de setembro e “As Mãos das Águias” da Galateia sobe a palco no dia 29.

O público vai poder votar nos seus favoritos, tal como um júri que vai avaliar sete categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Interpretação Feminina, Melhor Interpretação Masculina, Melhor Cenografia, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Sonoplastia e Melhor Desenho de Luz e Imagem. Os prémios serão entregues numa de entrega prémios a agendar depois do festival, durante outubro de 2024.

Os bilhetes podem ser reservados aqui: https://forms.gle/Qmhd63JGAwX3hb2t6 e custam entre 5€ e 9€, com preço especial para famílias, crianças, estudantes e seniores.

Programa PALCO’S
Espetáculos realizam-se no Auditório Nunes Forte na Venda do Pinheiro às 16:00.

14 de setembro “As desventuras de Fifi” – TEO (Teatro Experimental de Odivelas)

A gata desloca-se melosa e felina, mesmo ignorando o publico. Se alguém tentar interagir com ela assanha-se e arqueia o corpo acelerando o passo para fugir ao assédio. Fica sentada ou mesmo deitada a lamber-se, imitando os gatos. Aparece uma cadela caniche, a correr, histérica, assustada…Quando dá de caras com a gata assusta-se.
Elenco: Ana Paula Gonçalves, Mónica Rebelo, Paula Guerreiro | Texto: Isabel Moura Pinto | Figurino/Cenário: Coletivo|Encenador: Coletivo

“D. Ratão V – Fugir (não) é opção!” – Art’Instage
Já alguma vez ouviram falar de um mito sobre ratos gigantes que habitam os esgotos de um palácio real? Um tema muito sensível e sério, não é? Estariam os ratos condenados ou conseguiriam sobreviver? Esta é a história de um rato poderoso, apaixonado e comilão que vive numa das maiores catacumbas de que há memória. Tudo corria bem até haver rumores de uma desratização. O que fazer? Lutar ou fugir? Depois de uma reunião com a fauna de elite, tomam uma decisão! Será que vão conseguir escapar?
Elenco: José Fonseca, João Gamory, Andreia Félix | Adaptação de Texto: José Fonseca | Figurino/Cenário: José Fonseca |Encenador: José Fonseca

21 de setembro “Peter Pan – O Musical” – ADN de Palco

Todas as crianças crescem, menos uma: “Peter Pan: O Musical”- é uma história intemporal destinada a todas as crianças: as que ainda o são, as que já o foram e as que nunca deixarão de o ser. Wendy, aprende que pensamentos felizes a farão voar, é então que, com a ajuda da Fada Sininho, embarca numa mágica aventura com Peter Pan até à Terra do Nunca, onde terão de enfrentar o vingativo Capitão Gancho sempre acompanhado do divertido Barrica, seu fiel marinheiro. Num lugar onde a imaginação e a aventura não têm limites. Um enredo que nos ensina que nunca devemos deixar de sonhar, pois só quem sonha aprende a voar, numa aventura repleta de sonhos, música, diversão, fadas, sereias e piratas que nos lembram que, por mais que cresçamos, dentro do nosso coração, viverá a nossa eterna criança.
Elenco: Clara Carvalho, Daniel Lima, Teresa Roxo, Daniela Claro, Dinis Ludgero | Adaptação: Daniel Lima, Teresa Roxo | Figurino: Maria Claro, Alda Atelier | Encenador: Daniel Lima, Clara carvalho

22 de setembro “Histórias Improvisadas” – Os Impromix

Os espetáculos de improviso do grupo IMPROMIX consistem numa sequência de jogos que têm como objetivo colocar o improvisadores em situações desafiantes ao longo do espetáculo. Através de sugestões provenientes do público, os atores e as atrizes são responsáveis por criar histórias em que eles mesmos não sabem como irão acabar. Nenhuma pessoa do elenco possuí qualquer tipo de texto decorado, tudo é criado no momento e cada espetáculo é único e irrepetível. O que apresentamos num evento nunca mais é feito em nenhum lugar, o que faz com que os nossos espetáculos sejam 100% originais e genuínos.
Elenco: Pedro Pedroso, António Pimparel, Tiago Negrão Pinheiro, Mariana Trindade, João Dias

28 de setembro Pacote Base do Produto Nascimento – Os Nascidos

Ao decidirmos questionar o nosso conceito de liberdade, notamos que vivemos todos numa ilusão. Esta que nos define e limita a forma como vivemos, constantemente. Todas as decisões da nossa vida são um reflexo da nossa conceção mental. Isso impede-nos de viver de forma livre e espontânea. Surgiu então esta ideia. Quebrámos as barreiras que nos bloqueiam e desdobrámos o perfeito do ideal, chegando finalmente a um resultado. Este espetáculo. O maior obstáculo somos: NÓS.
Elenco: Carlota Pereira, Catarina Oliveira, Daniela Figueiredo, Diana Batista, Nick, Rita Fragoso, Simão Nunes | Texto: Sofia Silva |Figurino/Cenário: Coletivo | Encenador: Coletivo

29 de setembro As Mãos das Águias – Galateia

Três contadores vêm partilhar três histórias que aconteceram quando não era ainda nenhuma vez, quando as mães ainda não tinham nascido, quando se começaram a fazer perguntas e quando o bater das asas das águias era o único ponteiro do tempo. A partir dos contos A Água e a Águia, de Mia Couto, Mãezambique, de Miguel Jesus, e As Mãos dos Pretos, de Luís-Bernardo Honwana, os três atores vão fazendo perguntas e traçando o espetáculo também com as respostas dos espectadores mais novos.
Elenco: Juliana Capilé, Miguel Jesus Nylon Princeso | Texto: Mia Couto, Manu Sarujine, Luís-Bernardo Honwana | Criação:
Galateia

Mais sobre o Festival de Teatro Infantojuvenil PALCO’S
Celebra o verdadeiro poder da cultura e do teatro no conhecimento. A verdadeira magia do teatro está na capacidade de nos transportar para outros mundos e fazer-nos refletir. Para que o teatro sempre seja o nosso refúgio e a nossa inspiração. Entre as falas e os aplausos, o teatro revela-nos a verdade profunda sobre a vida. O teatro não nos mostra apenas uma história, tem a capacidade de nos envolver nela. Que nunca falte a emoção de uma boa peça de teatro, que nunca faltem espetadores para que o teatro se eternize no tempo. Para todos os atores, os técnicos, o nosso público, os amantes do teatro, o nosso aplauso eterno.

Para mais informações, por favor, contacte:
José Fonseca | Art’Instage | 964 246 910 | arte.palcos@gmail.com
Web: https://artinstage.wixsite.com/artinstage |Instagram: https://www.instagram.com/artinstage/