Apesar da aparente estabilização da curva pandémica, ir a um hospital é verdadeiramente constrangedor.
Todo o ambiente, a envolvência, as tendas, as barreiras, a sinalética e os protagonistas, constituem uma verdadeira cena de um filme de guerra ou até ficção.
Se recuarmos alguns anos, não conseguiríamos imaginar estas fotos num enquadramento de quotidiano de uma cidade.
De realçar a perfeita separação dos circuitos convencional de um hospital e o novo circuito Covid-19. A imposição das medidas de isolamento social são também visíveis, até nos bancos de jardim.
Finalmente os protagonistas, médicos e restantes técnicos de saúde, proporcionam imagens dramáticas nos seus tempos de descanso. É visível o cansaço, mais psicológico do que físico.
Os rostos, algo vazios, deixam transparecer o desgaste que todos eles foram e são por certo sujeitos. Sem sombra de dúvida merecem o título de heróis.
Ao verem estas imagens, espero que sirvam de inspiração para todos e que incutam a necessidade de respeito, cumprimento das regras, cuidado adicional no nosso quotidiano.
Apesar do desconfinamento progressivo que está em curso, a guerra não está ganha, muito pelo contrário, a luta vai continuar a exigir de todos nós, o melhor e maior esforço.
Fotos Adilia Louro/texto Carlos Sousa
Adicionar comentário